ENEM 2023

FURG-SLS divulga abertura de inscrições do ENEM em escolas da região

Inscrições acontecem de 5 a 16 de junho; nota obtida no exame é principal a forma de ingresso na universidade

Photograph: Gabriela Schmalfuss/SECOM

Realizar a inscrição no Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) é o primeiro passo de quem deseja ingressar na FURG ou em outras universidades federais em 2024. Buscando chamar atenção para o período de inscrições, que inicia nesta segunda-feira, 5 de junho, e se estende até o dia 16 de junho, bem como divulgar os cursos que são ofertados na FURG São Lourenço do Sul (FURG-SLS), representantes do campus lourenciano estiveram em escolas da região na última quarta-feira, 31 de maio.

As visitas aconteceram na Escola Estadual Ensino Médio Professor Rodolfo Bersch, localizada no interior de São Lourenço do Sul, e na Escola Estadual Ensino Médio João de Deus Nunes, Escola Técnica Estadual Canguçu e Escola Família Agrícola da Região Sul, situadas em Canguçu/RS.

Na oportunidade, as professoras Ana Rolon e Patrícia Lovatto, coordenadoras dos cursos de Agroecologia e Educação do Campo, respectivamente, junto do professor Eduardo Antunes Dias e do diretor da FURG-SLS, Eduardo Vogelmann, destacaram a importância dos estudantes realizarem suas inscrições no processo seletivo, principalmente porque nesse momento ainda não é necessário escolher para qual o curso desejam concorrer.

Neste sentido, trouxeram informações aos presentes acerca de cada uma das cinco graduações disponíveis na FURG-SLS (Agroecologia, Educação do Campo, Gestão Ambiental, Gestão de Cooperativas e Letras), ressaltando a vocação do campus lourenciano para atender as demandas do território Zona Sul.

Além disso, explicaram políticas de permanência que podem ser solicitadas pelos futuros estudantes, salientando que a universidade é um espaço diverso e gratuito, que cumpre um papel social e que deve ser ocupado pela população. Novas visitas em outras instituições de ensino acontecerão ao longo dos próximos dias.

Para o vice-diretor da escola EEEM Professor Rodolfo Bersch, Aluísio Osterberg, a aproximação da FURG é muito importante, porque considera que muitos alunos não sabem como acessar o ensino superior, quais os cursos que são ofertados pelas instituições próximas e como funcionam, na prática, os estudos em uma universidade.

Aluísio conta que a escola estimula os alunos a seguirem seus estudos, levando-os para conhecerem instituições de ensino superior ou trazendo exemplos de alunos que seguiram nos estudos para compartilharem suas experiências. Segundo ele, a escola também dá suporte para os alunos fazerem inscrições e orientações sobre os processos seletivos. “Buscamos fomentar a continuidade dos alunos no ensino superior ou técnico. Penso que a escola está fazendo a sua parte quanto a isso, no sentido de orientação e de criar estratégias que coloquem o ensino superior no horizonte dos nossos jovens. Essa decisão também depende bastante das famílias e dos próprios estudantes, nem todos querem ou pretendem seguir os estudos. A escola respeita essa decisão”, explica o docente.

Serviço

As inscrições do Enem vão do dia 5 até o dia 16 de junho, devendo ser feitas exclusivamente pelo site enem.inep.gov.br/participante

Dúvidas sobre o processo seletivo podem ser sanadas com a Secretaria do Campus São Lourenço do Sul, no Whatsapp (53) 98407-8008 .

 

Gallery

Inscrições acontecem de 5 a 16 de junho; nota obtida no exame é principal a forma de ingresso na universidade

Foto: Gabriela Schmalfuss/SECOM