INGRESSO

FURG-SLS aplica provas de processos seletivos específicos para estudantes indígenas e quilombolas

Candidatos e candidatas realizaram testes neste domingo, 15, e concorrem a vagas em dez diferentes cursos de graduação

Photograph: Gabriela Schmalfuss/SECOM

Neste domingo, 15, o campus da FURG São Lourenço do Sul (FURG-SLS) - assim como o campus Carreiros, em Rio Grande, além outras regiões do Estado – realizou a aplicação de provas de processos seletivos específicos para o ingresso de estudantes indígenas e quilombolas na universidade. O exame foi realizado no prédio 1 da FURG-SLS e consistiu em uma Redação em Língua Portuguesa.

Ao todo, compareceram cinco candidatos e candidatas que almejam ingressar no ensino superior. Além de uma vaga em Gestão de Cooperativas, curso ofertado no campus São Lourenço do Sul, os inscritos também podiam concorrer a vagas disponíveis no campus Carreiros, em Rio Grande, nos cursos de Medicina, Direito, Psicologia, Artes Visuais (licenciatura e bacharelado), Educação Física, Ciências Biológicas (bacharelado), Pedagogia, Enfermagem e Administração.

Marcia Vitoria Soares e Joel da Silva Ferreira, ambos vinculados ao Quilombo Coxilha Negra, realizaram o vestibular para cursos direcionados à área da Saúde. Joel, que atualmente é aluno de Licenciatura em Educação do Campo, se inscreveu para Enfermagem e Educação Física. Já Márcia candidatou-se para Medicina e Enfermagem. “Eu sempre me interessei muito em Biologia, Física, Química, essas coisas. Depois procurando, fazendo esses testes vocacionais, eu puxei mais para o lado da área da Saúde”, conta a candidata.

A comunidade na qual a dupla reside é situada na zona rural do município e distante aproximadamente 20km do centro de São Lourenço do Sul. Joel é uma das lideranças do local e considera que o processo seletivo específico para o ingresso de estudantes quilombolas é importante para potencializar o acesso ao ensino superior. “A oportunidade é muito boa para nós que temos a dificuldade de estudar lá fora”, afirma.

Próximas etapas
Após a realização da prova de Redação em Língua Portuguesa, candidatos e candidatas indígenas e quilombolas passam por entrevista, cuja convocação será publicada em 1º de fevereiro, na página da Coperse. As entrevistas serão realizadas entre os dias 13 e 17 de fevereiro de 2023.

A lista de classificados será divulgada até o dia 27 de fevereiro de 2023 no mesmo endereço eletrônico, assim como a convocação e a lista de aprovados, que serão divulgadas até 28 de fevereiro. O primeiro semestre letivo de 2023 tem início no dia 20 de março.

Outros processos seletivos
Além dos editais específicos para ingresso de candidatos e candidatas quilombolas e indígenas, a FURG-SLS realiza, nos próximos dois finais de semana, as provas referentes ao Processo Seletivo Próprio da universidade, no dia 22/01; e ao Processo Seletivo Simplificado para ingresso no curso de Licenciatura em Educação do Campo, no dia 29/01.

 

 

Gallery

Candidatos e candidatas realizaram testes neste domingo, 15

Foto: Gabriela Schmalfuss/SECOM