VOLTA ÀS AULAS

Almoço de confraternização encerra Acolhida Cidadã na FURG Santo Antônio da Patrulha

Alunos, técnicos e docentes confraternizaram na Unidade Bom Princípio

 

Com quase duas semanas de programação, a Acolhida Cidadã da FURG Santo Antônio da Patrulha (FURG-SAP) recepcionou os estudantes veteranos e calouros com diversas atividades nos três turnos de funcionamento do campus. Alunos das Engenharias Agroindustriais Indústrias Alimentícias, Agroquímica e de Produção participaram das ações diurnas, enquanto os discentes de Administração e Licenciatura em Ciências Exatas acompanharam o que aconteceu durante o turno da noite. A ação, que tem o objetivo de promover a socialização, o lazer e a formação de laços entre a comunidade acadêmica, foi encerrada com um entrevero gaúcho, servido no almoço desta quinta-feira, 30, no Centro de Convivência da Unidade Bom Princípio.

Na primeira semana de boas-vindas, os calouros conheceram o campus, professores, colegas, e puderam tirar suas dúvidas sobre salas de aulas e matrículas. A direção fez uma apresentação especial da FURG para todos os cursos, onde mostrou um panorama do campus carreiros, além dos dois outros fora de sede, que ficam em São Lourenço do Sul e Santa Vitória do Palmar, as Escolas e Institutos da universidade, as pró-reitorias, assim como a estrutura da universidade. A Prae-SAP também apresentou suas funções, as assistências disponíveis aos alunos e os projetos que estão em andamento.

A Associação Atlética Acadêmica FURG SAP e o Grupo de Empreendedorismo Social (GES), formados por alunos veteranos, também auxiliaram nas dinâmicas, proporcionando o “Café com Jogos”, na segunda-feira, 20, e a “Pintura dos Calouros”, na sexta-feira, 24. A manauara Aldeíse Barbosa, veterana do curso de Licenciatura em Ciências Exatas, com ênfase em Física, participou da brincadeira e lembrou que este é seu último ano na FURG. “A expectativa é de me formar até o final de 2023 e seguir na área da tecnologia, relacionando-a com o ensino. Também tenho interesse em seguir na vida acadêmica e tentar o mestrado, assim que terminar a graduação”, planeja a acadêmica.

Outra atividade oferecida, desta vez pela Comissão de Segurança da Escola de Química e Alimentos de SAP (Cossap), foi a apresentação dos protocolos de segurança dos laboratórios de Química na Unidade Cidade Alta. Após a explanação os alunos conheceram os laboratórios onde futuramente terão aulas, acompanhados dos técnicos e docentes. Foram feitas três apresentações nos três turnos do dia 21, terça-feira, para que todos os calouros fossem contemplados com a ação.

A Acolhida Cidadã deste ano na FURG-SAP trouxe também show de música, com o cantor patrulhense Adriano Oliveira, em um pop rock intimista, na voz e violão no final da tarde do dia 22, e a presença do autor Alexandro Cardoso, escritor do livro “Do Lixo a Bixo, a cultura dos estudos e o Tripé de Sustentação da Vida”, popularmente conhecido como Alex Catador. A ação foi uma promoção do Clube de Leitura Patrulhense em conjunto com o Projeto Círculo de Leitura da FURG-SAP e ocorreu na noite da última quarta-feira, 29.

Para a caloura Daiéli Ferreira, 18, a programação da Acolhida Cidadã a ajudou bastante a se localizar no campus, referindo-se ao projeto Caminhos Universitários que foi apresentado no primeiro dia, 20. A acadêmica do curso de administração tem grandes expectativas em relação ao curso e a FURG. “Sou de Santo Antônio da Patrulha, então estudar na FURG sempre foi minha primeira opção. Já o curso eu escolhi pelas possibilidades completamente diferentes que se abrem no mercado de trabalho”, completa.

 

Source: Claudia Laguna