Empreendedorismo

Ranking de Universidades Empreendedoras realiza pesquisa com estudantes e recém egressos

Levantamento busca compreender práticas que incentivam a inovação

O Ranking de Universidades Empreendedoras (RUE) é um estudo feito pela Confederação Brasileira de Empresas Juniores e elaborado pelo Movimento Empresa Júnior (MEJ), que busca gerar novos estímulos para a educação superior através da perspectiva dos estudantes. O RUE serve para avaliar e classificar o empreendedorismo nas universidades brasileiras. Estudantes de graduação e recém egressos da FURG podem participar da pesquisa. Em 2019 a FURG ficou em 19º lugar, entre 123 universidades participantes da pesquisa. Ocupou o 7º lugar na Região Sul (Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul) e a 4ª melhor colocação no Estado.
Realizado a cada dois anos, o ranking enumera as universidades mais empreendedoras do país a partir de critérios de avaliação como cultura empreendedora, inovação, extensão, infraestrutura, internacionalização e capital financeiro. O levantamento se propõe a compreender quais práticas incentivam a inovação nas instituições de ensino superior.

Segundo o professor Aléssio Almada, Coordenador de Empreendedorismo e Incubação de Empresas da FURG, o avanço obtido pela universidade é fruto da compreensão da comunidade acadêmica quanto à importância do aprendizado sobre empreendedorismo inovador. “A partir dos dados obtidos com o RUE podemos orientar nossas ações, potencializando o que já temos bem desenvolvido e buscar implementar melhorias nos indicadores que apresentarem menores índices”, explica Almada. 

Aléssio reforça a importância da participação da comunidade acadêmica. “É um chamado para a participação dos estudantes na gestão da universidade para que seja cada vez mais empreendedora e inovadora”, complementa. Os interessados podem participar da pesquisa clicando neste link. Em caso de dúvidas, entre em contato pelo e-mail rue@brasiljunior.org.br.

*Estagiário de Jornalismo, com supervisão de Fernando Halal