PESQUISA

Ranking das Universidades Empreendedoras promove pesquisa de percepção para compor a listagem final

Comunidade acadêmica da FURG é convidada a participar da pesquisa para registrar suas observações acerca do tema

Organizado pela Confederação Brasileira de Empresas Juniores (Brasil Júnior), o Ranking de Universidades Empreendedoras (RUE), é uma ação que visa coletar, por meio de uma pesquisa de percepção junto a comunidade acadêmica no geral, suas observações acerca das universidades participantes, na intenção de compor uma listagem classificativa das instituições de ensino superior com melhor desempenho na área. A iniciativa busca gerar estímulos para a educação superior por meio da própria visão dos estudantes e suas constatações sobre o tema.

O ranking se propõe, em sua essência, avaliar e classificar o empreendedorismo nas universidades brasileiras, por meio da perspectiva dos estudantes de graduação. Em 2019, a FURG ficou em 19º lugar entre 123 universidades participantes. No escopo regional, ocupou o 7º lugar, disputando com instituições do Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul; e a 4ª melhor colocação apenas entre as universidades do estado.

Em 2021, a FURG recebeu o certificado de 12ª universidade mais empreendedora do país, recebendo destaques em outras duas áreas: a 3ª colocação nacional na categoria inovação, e a 1ª posição entre as universidades empreendedoras do Rio Grande do Sul.

Mais sobre o RUE

Realizado a cada dois anos, o ranking enumera as universidades mais empreendedoras do país a partir de critérios de avaliação pré-elaborados como cultura empreendedora, inovação, extensão, infraestrutura, internacionalização e capital financeiro. O levantamento se propõe a compreender quais práticas incentivam a inovação nas instituições de ensino superior, contribuindo para o desenvolvimento e consolidação da prática.

De acordo com coordenador de Empreendedorismo e Incubação de Empresas da FURG, Aléssio Almada: “é muito importante que os estudantes participem da pesquisa, pois com os resultados obtidos é possível aprimorar nossas ações de empreendedorismo e na geração de valor para a comunidade acadêmica”, explicou o professor. Interessados podem participar da pesquisa clicando aqui. Em caso de dúvidas, o endereço online recomendado para consulta é: rue@brasiljunior.org.br.