PESQUISA

Artigo que utiliza insetos como modelo de estudo é citado em artigo da área médica

Estudos ajudam a elucidar mecanismos que operam em resposta a estímulos externos como infecções ou implantes

 O artigo "Chronic immune challenge is detrimental to female survival, feeding behavior, and reproduction in the field cricket Gryllus assimilis (Fabricius, 1775)", de autoria do egresso da FURG, Guilherme Martins Limberger e co-autoria dos professores do Instituto de Ciências Biológicas, Luiz Eduardo Maia Nery e Duane Barros Fonseca, foi citado por um artigo da área médica recentemente. No artigo citado foi  utilizada uma espécie de inseto como modelo experimental e fez parte da tese de doutorado de Limberger, defendida em agosto de 2022 no PPG em Ciências Fisiológicas.


Segundo os pesquisadores, a citação de um artigo que utiliza insetos como modelo de estudo em um artigo da área médica destaca a importância da ciência básica e sua aplicabilidade em diferentes áreas do conhecimento. O artigo foi citado numa publicação sobre implantes nos seios, e a citação foi no contexto de efeitos deletérios de implantes em outros animais. “Tal interdisciplinaridade é crucial para avançar a compreensão dos fenômenos biológicos e suas implicações na saúde humana”, afirmam.

A pesquisa com insetos, como a realizada com Gryllus assimilis, fornece informações sobre processos fisiológicos fundamentais, como a resposta imunológica e a alocação de recursos em organismos vivos. Esses estudos ajudam a elucidar os mecanismos que operam em resposta a estímulos externos, tais como infecções ou implantes.

“Embora possa parecer distante da realidade clínica, a ciência básica é essencial para estabelecer os princípios fundamentais que guiam o entendimento científico e o desenvolvimento tecnológico. As descobertas obtidas a partir de modelos animais alternativos, como insetos, podem ser aplicadas em contextos médicos e fornecer insights para o desenvolvimento de novas terapias, tratamentos e técnicas cirúrgicas”, destacam o pesquisadores.