APRESENTAÇÃO DE TRABALHOS

XIII Seminário de Encerramento da Acolhida Cidadã/Solidária acontece nesta sexta, 17

Inscrições para ouvintes seguem abertas até quinta-feira, 16; confira a seguir

Visando estimular, reconhecer e valorizar as iniciativas de acolhimento aos acadêmicos da FURG, acontece na próxima sexta-feira, 17, o XIII Seminário de Encerramento da Acolhida Cidadã/Solidária. Neste ano, o evento tem como tema “Compartilhando Saberes Sobre Práticas Solidárias de Apadrinhamento Acadêmico”, e lança luz sobre o processo realizado durante a programação de acolhida da FURG, por meio de ações solidárias, afetuosas, respeitosas à dignidade e à boa convivência nos espaços sociais, no primeiro e segundo semestre do ano letivo de 2023.

Embora as inscrições de apresentação de trabalhos já tenham encerrado, interessados ainda poderão inscrever-se como ouvintes para participar do evento; basta acessar o Sistema de Inscrições da FURG – disponível aqui -, e manifestar interesse na plataforma até esta quinta-feira, 16.

De acordo com a organização, o seminário integra - e conclui - um ciclo de ações da Acolhida, amparadas na Deliberação nº 164/2010 do Conselho de Ensino, Pesquisa, Extensão e Administração (Coepea), que institui e orienta sobre a execução do Programa de Acolhida Cidadã/Solidária da FURG. A ação busca auxiliar a comunidade universitária a construir efetivamente um espaço de expressão da sua receptividade, criatividade e solidariedade.

Pensando nisso, o seminário oferece um espaço de registro, diálogo e produção acadêmica, a partir do relato das ações desenvolvidas na acolhida dos estudantes da FURG, ao longo de 2023.

Quem pode participar desta chamada?

A participação como ouvinte é aberta para toda comunidade universitária, mediante inscrição; o evento acontece de maneira presencial, com acesso online para os campi. Todos os participantes terão presença registrada para posterior certificação.

Como apresentadores, participam as entidades sociais e acadêmicas da FURG (Centros Acadêmicos, Diretórios Acadêmicos, Coletivos, Grupos PET, entre outros) e estudantes matriculados em qualquer fase do curso de graduação, em conjunto com sua respectiva Unidade Acadêmica e/ou Coordenação de Curso, que desenvolveram no decorrer do ano letivo de 2023 um Projeto de Acolhida Cidadã/Solidária.