MULTICAMPIA

Reitoria Itinerante: equipe de gestão visitou os campi para ouvir demandas locais e debater soluções

Durante as visitas foram realizadas uma série de reuniões para a melhoria contínua dos processos de trabalho

Photograph: Hiago Reisdoerfer/Secom

Partindo da última segunda-feira, 19, a reitoria da FURG iniciou um processo de escuta e diálogo com professores, técnicos-administrativos em educação e estudantes da comunidade acadêmica dos campi de São Lourenço do Sul, Santo Antônio da Patrulha e Santa Vitória do Palmar. Na ocasião, a equipe de gestão dedicou um dia para visitar cada um dos campi, promovendo reuniões gerais e específicas para apresentar o contexto orçamentário atual, bem como as possibilidades que o cenário permite para a melhoria dos processos contínuos de trabalho a curto, médio e longo prazo. A agenda teve fim na noite desta quinta-feira, 22, quando a comitiva retornou para Rio Grande.

A equipe responsável pelas visitações foi composta pelo reitor, Danilo Giroldo; pelo vice-reitor, Renato Duro Dias; e pelos pró-reitores Daiane Gautério (Assuntos Estudantis), Daniel Prado (Extensão e Cultura), Lúcia de Fátima Socoowski Anello (Gestão e Desenvolvimento de Pessoas), Sibele Martins (Graduação), Rafael Gonzales (Infraestrutura), Diego D’ávila da Rosa (Planejamento e Administração) e Eduardo Secchi (Pesquisa e Pós-Graduação).

Também estiveram presentes a chefe de Gabinete, Jacira Prado; os assessores do reitor, Mozart Tavares e Letícia Chaplin; o secretário de Comunicação, Law Tissot; a coordenadora de Ações Afirmativas, Inclusão e Diversidades, Simone Freire; o diretor do Centro de Gestão de Tecnologia da Informação, Fábio Peres; a diretora de Atenção à Saúde, Aline Ávila; e os diretores de unidades acadêmicas César Costa (Instituto de Oceanografia), Adriana Pereira (Instituto de Matemática, Estatística e Física), Elaine Nogueira (Instituto de Letras e Artes), Cézar Bastos (Escola de Engenharia), Felipe Kessler (Escola de Química e Alimentos), Eder Maier (Instituto de Ciências Humanas e da Informação) e Audrei Cadaval (Instituto de Ciências Econômicas, Administrativas e Contábeis).

Conversas e escutas: diálogo com a comunidade acadêmica local

Durante o primeiro momento de cada visitação, a reitoria da FURG apresentou o contexto geral da universidade no corrente ano, considerando o cenário orçamentário atual e o como a multicampia está representada no planejamento das atividades administrativas e acadêmicas da instituição. “Hoje vivemos uma realidade ainda muito difícil do ponto de vista orçamentário, o que impede a realização plena de diversas ações de extrema importância para o fluxo pedagógico e operacional dos campi. Nosso papel aqui não é relativizar nenhuma questão; estamos cientes das dificuldades de cada campus, e, portanto, nossa vinda representa o desejo de que, juntos, possamos encontrar alternativas para superar os desafios apresentados”, destacou Giroldo.

Em seguida, a gestão abriu espaço para ouvir as demandas específicas de professores e técnicos, para que, partindo dessas reinvindicações seja estabelecido um conjunto de ações para solucionar os pontos mais críticos no cotidiano dos campi. No período da tarde, os pró-reitores conduziram reuniões e atendimentos específicos para tratar de questões voltadas às suas unidades administrativas; reitor, vice-reitor e os demais gestores da comitiva se reuniram com os estudantes para ouvir a perspectiva da comunidade acadêmica sobre a atuação da FURG.

De acordo com o reitor, com o final da agenda de visitações, a avaliação da Reitoria Itinerante, feita pela equipe de gestão, foi muito positiva. “O modelo proposto para a atividade permitiu discutir temas relevantes aos campi em nível geral por categoria e também em nível específico com as pró-reitorias, possibilitando ainda um momento cultural muito agradável. Retornamos com muitos compromissos, mas cientes da altíssima capacidade de trabalho acadêmico e administrativo instalada em todos os campi, cada qual com as suas potencialidades e desafios. A multicampia é um processo que deve ser aprimorado continuamente e seus resultados impactam de forma muito positiva a universidade e os territórios em que estamos instalados”, concluiu Giroldo.

São Lourenço do Sul

Primeira parada na agenda de visitações, o campus de São Lourenço do Sul (FURG-SLS), foi estabelecido em 2010 com a implantação do curso superior de Tecnologia em Gestão Ambiental, em consonância com os objetivos do Programa de Apoio ao Plano de Reestruturação e Expansão das Universidades Federais (Reuni). A proposta do campus é focada na transformação do paradigma de desenvolvimento vigente e a consolidação do paradigma emergente da sustentabilidade, por meio da educação superior.

O encontro foi realizado no Prédio 3, local que abriga salas de aulas e laboratórios de ensino e pesquisa. Durante a primeira reunião do dia, professores e TAEs do campus expuseram suas visões sobre a atual situação das atividades, assim como suas dificuldades e desafios. Neste momento de escuta, as principais pautas levantadas incluíam a atualização da frota veicular para saídas de campo à zona rural do município; formas de estreitar os laços acadêmicos e administrativos entre o campus e a sede; ações para o combate à evasão; e a possibilidade de investimentos em laboratórios, estrutura predial e materiais pedagógicos.

No início da tarde – e, em um segundo momento, no início da noite também -, a gestão ouviu os representantes estudantis do campus em suas reivindicações para melhores condições de permanência. Em sua maioria, as demandas debatidas foram relacionadas aos auxílios, considerados ainda insuficientes, e à carência de espaços de convivência como o Restaurante Universitário. Outra pauta trazida pelos alunos foi relacionada à organização interna da Casa do Estudante, para otimizar o convívio entre os moradores.

Sobre os auxílios, em maio deste ano, em reunião com professores, técnicos e representantes do movimento estudantil no campus Carreiros, reitor e pró-reitor de Planejamento e Administração, apresentaram a melhora no cenário orçamentário, o que possibilitou o aumento dos auxílios pecuniários, os quais incluem alimentação, moradia e infância; e das bolsas APE, PDE, APEIQ, Epec e Paene.

Santo Antônio da Patrulha

Na terça-feira, 20, a comitiva partiu para o campus de Santo Antônio da Patrulha (FURG-SAP). Com uma história que antecede a própria instalação do campus, a relação da cidade com a FURG tem início em 2004, com o início das atividades do curso de graduação em pedagogia, realizado na modalidade EaD junto ao programa Universidade Aberta do Brasil (UAB). Nos anos seguintes o município iniciou um movimento para a criação de novos cursos de graduação em um polo universitário na cidade, e em função de já ser atuante na cidade, a FURG participou de perto do processo. Com o Reuni, em março de 2009, tiveram início as aulas do primeiro semestre dos cursos de Engenharia Agroindustrial Indústrias Alimentícias e Engenharia Agroindustrial Agroquímica.

O encontro aconteceu no Pavilhão 1 da unidade Bom Princípio, inaugurado em 2021. Na oportunidade, a comunidade docente e técnica do campus focou suas demandas em questões de infraestrutura para laboratórios de pesquisa; estreitamento dos laços institucionais com a sede; disponibilidade de recursos acadêmicos como materiais de pesquisa; e apoio administrativo.

Durante a tarde, como na agenda do dia anterior, foram ouvidas as demandas trazidas pelos estudantes da instituição, bem como, conduziram-se reuniões específicas com os pró-reitores, que também estiveram disponíveis para atendimentos específicos. A maioria das questões levantadas pelos representantes discentes envolveu temas relacionados aos auxílios estudantis, em especial alternativas para a alimentação durante os períodos de atividades acadêmicas. Além disso, os presentes também aproveitaram a oportunidade para reforçar os pedidos de investimento em infraestrutura predial e laboratórios, visando melhorias no ambiente de ensino e pesquisa.

Em seguida, o reitor, juntamente com o diretor do campus, Antônio Valente, fizeram a inauguração de dois novos ambientes no Pavilhão 1: o laboratório de Metalurgia, Ensaios e Metrologia, vinculado à Escola de Engenharia (EE); e um espaço dedicado à preservação da memória de FURG-SAP, vinculado ao Núcleo de Memória Engenheiro Francisco Martins Bastos (Nume).

Ainda durante a tarde, uma parte da comitiva dirigiu-se ao Corpo de Bombeiros do município para realizar a doação de insumos conforme listados em ordem de prioridade pela Prefeitura Municipal de Santo Antônio da Patrulha, em razão dos impactos causados pela enchente no litoral norte do estado, que afetou profundamente a região.

Santa Vitória do Palmar

Na quinta-feira, 22, a comitiva realizou a última visita, junto ao campus Santa Vitória do Palmar (FURG-SVP). Localizado no extremo sul do estado, em região de fronteira com o Uruguai, o campus oferece cursos voltados para questões relacionadas a relação entre países e questões fronteiriças, sendo composto por 12 salas de aula, quatro laboratórios de pesquisa e uma biblioteca setorial.

A agenda seguiu os mesmos moldes das visitas anteriores. Em Santa Vitória do Palmar, as demandas de professores e técnicos-administrativos em educação concentrou-se em questões sobre evasão; qualidade de permanência nos ambientes universitários; acesso ao campus; investimentos em laboratórios; infraestrutura das salas de aula e áreas administrativas e questões relacionadas à logística da perícia de saúde para servidores.

Os discentes, por sua vez, destacaram algumas questões como a segurança para moradores da Casa dos Estudantes; espaços para a venda de alimentos e acesso ao campus; auxílio alimentação; dispositivos para a realização de eventos acadêmicos; e estreitamento dos laços com a sede para a realização de estágios e participação em eventos realizados em Rio Grande.

Ao final da tarde de cada dia, a equipe da Diretoria de Arte e Cultura (DAC) - composta pela diretora de Arte e Cultura, Debora Amaral;  Thomas Vieira,  Anderson Souza e Lilian Ney -, promoveu um momento cultural alusivo às festas de junho, juntamente com um coffee break. Na ocasião, foi realizada a leitura de poesias e performadas canções tradicionais da música brasileira, além da exposição de literatura de cordel.