MANIFESTAÇÃO

Reitor participou de Ato pelo Desbloqueio do Orçamento das Universidades Federais na manhã desta quarta-feira, 22

Ação aconteceu no Salão Nobre da Câmara de Deputados, em Brasília, com o apoio da Andifes

Photograph: Divulgação

Na manhã desta quarta-feira, 22, o reitor Danilo Giroldo, em conjunto com demais reitores das mais de 60 Instituições Federais de Ensino Superior do país (Ifes), participou do Ato pelo Desbloqueio do Orçamento das Universidades Federais. A ação, promovida pela Frente Parlamentar pela Valorização das Universidades, foi realizada no Salão Nobre da Câmara dos Deputados, em Brasília, às 11h. Na oportunidade, parlamentares e representantes da academia brasileira chamaram atenção para a situação financeira das Ifes, em especial motivado pelo recente bloqueio orçamentário, reversão e subsequente remanejo de recursos ainda congelados. O evento contou, também, com o apoio da Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes) - que se une novamente para uma reunião de seu pleno nesta quinta-feira, 23.

“A presença maciça de reitores e também de muitos parlamentares de diversos partidos mostrou a importância do tema, o quão importante são as universidades para o Brasil e o quanto é inaceitável vivenciar cortes que afetam o funcionamento básico destas instituições. Não estamos cobrando expansão ou projetos específicos, estamos cobrando orçamento suficiente apenas para que a universidade possa funcionar”, destacou Danilo.

Na ocasião, estiveram presentes também o presidente da Frente Parlamentar pela Valorização das Universidades, Dep. Leo de Brito; o presidente da Andifes, Marcus Davi; e os deputados federais Bohn Gass, Helder Salomão, Vicente Paulo da Silva, Fernanda Melchiona, Jandira Feghali, Luiza Erundina, Betto Almeida, Paulo Teixeira, Reginaldo Lopes, Pedro Uczai, Glauber Braga, Severino Pessoa, André Janones, Orlando Silva, Alencar Santana, Erika Kokay, e Ivan Valente.

 

Gallery

Ação aconteceu no Salão Nobre da Câmara de Deputados, em Brasília, com o apoio da Andifes

Divulgação