Ranking

Professores da FURG figuram entre pesquisadores mais citados na literatura acadêmica internacional

Lista engloba base de dados classificados em 22 campos e 176 subcampos da ciência

Pesquisadores da Universidade de Stanford, nos Estados Unidos, criaram um banco de dados para catalogar, de forma automatizada, os cientistas mais citados na literatura acadêmica. Os cientistas são classificados em 22 campos científicos e 176 subcampos; os dados para o ano de 2021 já estão disponíveis e, entre os pesquisadores mais influentes no mundo figuraram sete professores da FURG.

Como funciona o banco de dados?

A ferramenta fornece informações padronizadas sobre citações, índice h, índice hm ajustado por coautoria, citações de artigos em diferentes posições de autoria e um indicador composto (c-score). Dados separados são mostrados para impacto ao longo da carreira e, separadamente, para impacto único no ano recente. Na primeira categoria, aparecem quatro professores da FURG.

As informações catalogadas pelo banco de dados abrangem, hoje, até o ano de 2021. Para a classificação de dados de toda a carreira do pesquisador, os registros vão até o final de 2021; já na categoria referente a um único ano, os dados referem-se a citações recebidas durante o ano civil de 2021, apenas. A seleção, por fim, é baseada nos 100 mil melhores cientistas por c-score (com e sem autocitações) ou com classificação igual ou superior a 2% no subcampo.

Métricas

De acordo com a organização, mais de 195 mil cientistas estão incluídos no banco de dados na categoria “ao longo da carreira”, e mais de 200 mil figuram na lista de ano recente. O ranking está, atualmente, em sua 4ª versão, comprometendo-se com a indexação de um índice que não considera o volume das publicações somente, mas, também, a influência dessas publicações na comunidade científica. Para mais informações, acesse a publicação original (em inglês), disponível aqui.

Pesquisadores da FURG citados no banco de dados

Considerando a métrica “ao longo da carreira”, quatro pesquisadores da FURG figuram entre os cientistas mais influentes, os quais são: Adalto Bianchini (Instituto de Ciências Biológicas – ICB), Jorge Alberto Vieira Costa (Escola de Química e Alimentos – EQA), Linjie Zhang (Faculdade de Medicina – Famed), e Graçaliz Pereira Dimuro (Centro de Ciências Computacionais - C3). Na categoria “ano recente”, além dos professores supracitados, outros quatro docentes da universidade aparecem: Michele Greque de Morais (EQA), Wilson Wasielesky (Instituto de Oceanografia – IO), e Luiz Antônio de Almeira Pinto (EQA), e Henara Costa (EE).

De acordo com o pró-reitor de Pesquisa e Pós-graduação da FURG, Eduardo Secchi, o ranking demonstra a importância das linhas de pesquisa no âmbito global e da qualidade científica dos pesquisadores da instituição. “Um pesquisador ou pesquisadora, para ser bastante citado, a qualidade do seu trabalho deve ser reconhecida pelos pares. O rigor do método científico (pesquisas bem planejadas, com hipóteses relevantes, e bem conduzidas) aumenta as chances de o trabalho ser amplamente reconhecido e citado”, explicou o professor.

“O destaque dos nossos colegas, além de nos encher de orgulho, coloca o nome da FURG em evidência, que pode trazer benefícios para toda a universidade, como por exemplo, interesse em parcerias para projetos de pesquisas em cooperação nacional e internacional, permitindo a captação de recursos e a atração de alunos interessados em estudar na FURG”, concluiu o pró-reitor.

Este material foi produzido de acordo com as normas disciplinadas pela Instrução Normativa nº 1, de 11 de abril de 2018, bem como se ancora e respeita os demais materiais publicados até o momento no que tange o regramento para a comunicação pública dos órgãos federais durante o período de defeso eleitoral, compreendido de 2 de julho a 2 de outubro, prorrogado até o dia 30 do mesmo mês em função do segundo turno.