PROCESSO SELETIVO

Prazo de inscrições para o Enem começa nesta segunda-feira, 5

Taxa de inscrição deve ser paga até 21 de junho; provas serão aplicadas nos dias 5 e 12 de novembro

Candidatos interessados em participar do Processo Seletivo 2024 da Universidade Federal do Rio Grande (FURG) devem estar atentos ao prazo de inscrições para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). O processo de inscrição iniciou nesta segunda-feira, 5, e será feito exclusivamente na Página do Participante até o dia 16 de junho. A taxa de inscrição é R$ 85 e deve ser paga até 21 de junho.

As provas serão aplicadas nos dias 5 e 12 de novembro. A realização do certame é a principal forma de ingresso na universidade, que desde 2011 utiliza o Sistema de Seleção Unificada (Sisu), o qual recorre às notas do Enem como critério de seleção.

O edital com o cronograma e as regras para o Enem 2023 foi publicado no início do mês. Além de apresentar as datas e os horários do exame, o texto detalha os documentos necessários e as obrigações do participante, incluindo situações em que o candidato pode ser eliminado.

O Exame Nacional do Ensino Médio foi criado em 1988, com o objetivo de avaliar o desempenho escolar dos estudantes ao final da educação básica. Foi a partir de 2009 que a metodologia foi aperfeiçoada e a prova começou a ser utilizada como mecanismo de acesso ao ensino superior.