OUTUBRO ROSA

Mês de conscientização e prevenção ao câncer de mama tem ações na FURG e nos campi onde a universidade está presente

Serviços de saúde acessíveis à população marcam o mês

Celebrado anualmente com o objetivo de informar e promover a conscientização sobre o câncer de mama, o Outubro Rosa serve também para proporcionar mais acesso aos serviços de diagnóstico e tratamento, aumentando assim as chances de cura nos casos positivos para a doença.

De acordo com o Instituto Nacional de Câncer (Inca), no Brasil, excluindo os tumores de pele não melanoma, o câncer de mama é o mais incidente em mulheres de todas as regiões, com taxas mais altas nas regiões Sul e Sudeste. Para o ano de 2022 foram estimados 66.280 casos novos, o que representa um risco estimado de 61,61 casos a cada 100 mil mulheres.

Ainda segundo o Instituto, o câncer de mama é uma doença rara em mulheres jovens. A incidência aumenta com a idade, a maior parte dos casos ocorre a partir dos 50 anos. Homens também desenvolvem câncer de mama, mas estima-se que a incidência nesse grupo represente apenas 1% de todos os casos da doença.

Apesar das altas taxas o tratamento adequado e diagnóstico precoce são os responsáveis pelos bons resultados na luta contra o câncer de mana. Por isso, ao longo do mês de outubro serviços de prevenção, de informação e exames são disponibilizados de forma mais acessível à população feminina.

Rio Grande

Na FURG campus Carreiros a Coordenação de Promoção a Saúde ligada a Diretoria de Atenção a Saúde (DAS) da Pró-reitoria de Gestão e Desenvolvimento de Pessoas (Progep) está disponibilizando em parceria com o Hospital Universitário Dr. Miguel Riet Corrêa Jr. da FURG, vinculado à Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), 22 mamografias para as trabalhadoras terceirizadas do campus Carreiros.

Segundo a enfermeira Carmen Carballo Dominguez, coordenadora de Promoção à Saúde (DAS/Progep), “as mulheres estão sendo triadas e as que têm maiores probabilidades de desenvolver alguma alteração serão encaminhadas”, explica a enfermeira. No dia 24 de outubro, no Centro de Convivência, acontece uma ação junto com a Pró-reitoria de Assuntos Estudantis (Prae) com orientações em saúde, incluindo informações para prevenção do câncer de mama e vacinação contra covid-19. E às 15h será ofertado aulão de yoga, com a professora Raizza Lopes, no Espaço Incomum.

Em Rio Grande, o sábado 22, será o Dia D, em que todas as unidades de Saúde da rede municipal estarão abertas das 8h às 14h para prestar orientações e envolver a população nas atividades alusivas ao Outubro Rosa e também ao Novembro Azul. O objetivo da Secretaria da Saúde é incentivar a busca por atendimento e prevenção ao câncer de mama (mulheres com 40 anos ou mais) e câncer da próstata (homens com 50 anos ou mais). Além das Unidades de Saúde, as ações de prevenção também ocorrem nos dois shoppings da cidade e na escola Ramiz Galvão, no bairro Mangueira. Os horários de atendimento serão das 10h às 16h nos shoppings, das 9h às 16h na Escola Ramiz Galvão.

No dia 28, no Largo Dr. Pio, das 13h às 16h30 equipes de diversos programas da Saúde voltados para o atendimento à população feminina, como as áreas de prevenção às Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST) e hepatites virais, saúde da população negra, programa Alimentação e Nutrição e Primeira Infância Melhor (PIM), estarão presentes com diversas ações.

Quanto as UBS todas estão com serviço de coleta de citopatologico e encaminhamento para mamografia, segundo a Secretaria da Saúde. Confira aqui os endereços das UBS.

Santa Vitória do Palmar

No município vitoriense, as Unidades de Saúde recebem o apoio da Vigilância Epidemiológica durante o mês alusivo ao Outubro Rosa. A parceria visa conscientizar as mulheres da comunidade local sobre a importância da prevenção e diagnóstico precoce do câncer de mama e do câncer de colo de útero.
Os exames preventivos, como mamografia e pré-câncer, podem ser agendados na Unidade Básica de Saúde mais próxima:

Antônio de Oliveira Rotta (Postão)
Telefone: 53 3263.3463
Endereço: Osvaldo Anselmi nº 535

Conrado Alves Guimarães (Brasiliano)
Telefone: 53 3263.3088
Endereço: Cosme Correa nº. 202

Francisco Plastina (Donatos)
Telefone: 53 3263.6436
Endereço: Lucrécia Alves esq. Gal. Portinho

Artilina Mesquita
Telefone: 53 3263.5798
Endereço: Av. Campos Neutrais nº. 332

Barra do Chuí
Telefone: 53 3264.1142
Endereço: Albardão nº 90

Unidade de Saúde Hermenegildo
Telefone: 53 3264.2258
Endereço: Av. das Acácias nº. 500

Policlínica Central
Telefone: 53 3263.3188
Endereço: Barão do Rio Branco nº. 959

Santo Antônio da Patrulha

Durante todo o mês de outubro, a Secretaria Municipal de Saúde desenvolve a campanha “Quem chega antes, tem mais chance”, uma série de atividades e ações voltadas para a prevenção do câncer de mama e câncer de colo do útero.

O Posto de Saúde Central, localizado na Rua capitão Antônio Nunes Benfica, 15 terá horário estendido todas as terças, especificamente para essa demanda: as consultas podem ser marcadas direto no posto ou através do número 3662.7555.

Além disso, a Secretaria promove uma série de ações com a Unidade Móvel de Saúde, a Parada Rosa, lives e uma ampla participação em todos os eventos da administração, como Baú da Borges e o Domingo Cultural.

A campanha é uma parceria entre Administração Municipal, OAB Mulher, Programa Momento Mulher, Liga Feminina de Combate ao Câncer e Conselho Municipal dos Direitos da Mulher (Comdim).

Na quarta-feira, 26, o Posto de Saúde Várzea, localizado na Rua Danton Pasquale da Rosa, 276 terá horário estendido das 17h às 19h. Diversos serviços serão oferecidos: testes rápidos, consulta de enfermagem, solicitação de mamografia, orientação com equipe multiprofissional, coleta de preventivos por agendamento e demanda espontânea.

E na quinta-feira, 27, na página da Prefeitura no Facebook , acorrerá uma live sobre “Cuidados que a mulher necessita desenvolver para uma vida plena: mente saudável autoestima e qualidade de vida”.

São Lourenço do Sul

A Prefeitura Municipal de São Lourenço do Sul promove na segunda-feira, 24, um evento em alusão ao Outubro Rosa . A ação terá início às 9h com a “Caminhada Rosa”, que sai da rótula central do município, em frente à Loja Afubra, e segue em direção à Praça Central Dedê Serpa, com o objetivo de chamar a atenção da comunidade lourenciana sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama e do câncer de colo do útero.

Após a caminhada, está prevista a realização de atividades de saúde, lazer e cultura na praça, até o fim da manhã. Uma delas é a oficina de flores de feltro promovida pelo projeto de extensão Ateliê das Emoções, que realiza atividades artesanais com cunho terapêutico e é vinculado à Pró-reitoria de Assuntos Estudantis (Prae) da FURG São Lourenço do Sul. Na ocasião, também haverá vacinação contra a covid-19, atendimento com nutricionista e medição de pressão arterial das presentes. Em caso de chuva, o evento será adiado.

Junto a isso, as ações de prevenção e conscientização ao câncer acontecem simultaneamente na rede de saúde do município. Em sábados alternados de outubro cada Unidade Básica de Saúde (UBS) tem desenvolvido uma programação especial, com palestras informativas, rodas de conversa e atendimento clínico. Neste mês, as UBS também organizam dias específicos para coleta de material em exame preventivo de colo de útero (papanicolau).

Além disso, durante todo o ano, o município oferece atendimento médico em cada unidade básica em dias úteis. As pacientes passam por consulta com clínicos ou clínicas gerais que, se for o caso, realizam o encaminhamento para um médico ou médica especialista.

 

Este material foi produzido de acordo com as normas disciplinadas pela Instrução Normativa nº 1, de 11 de abril de 2018, bem como se ancora e respeita os demais materiais publicados até o momento no que tange o regramento para a comunicação pública dos órgãos federais durante o período de defeso eleitoral, compreendido de 2 de julho a 2 de outubro, prorrogado até o dia 30 do mesmo mês em função do segundo turno.