ARTICULAÇÃO

Ineesol participa de reunião em Brasília para discutir relançamento do PRONINC

Principal programa governamental de financiamento das incubadoras não abre editais desde 2013

Photograph: Divulgação

No dia 12 de março, a professora da FURG São Lourenço do Sul (FURG-SLS), Liandra Caldasso, uma das coordenadoras da Incubadora de Empreendimentos de Economia Solidária (Ineesol), esteve em Brasília para uma reunião com o objetivo de discutir o relançamento do Programa Nacional de Incubadoras de Cooperativas Populares (PRONINC). A reunião ocorreu no Ministério do Trabalho e Emprego, em conjunto com a Secretaria Nacional de Economia Popular e Solidária (SENAES/MTE).

Na ocasião, Liandra também representou a coordenação nacional da rede de Incubadoras Tecnológicas de Cooperativas Populares (ITCPs), da qual a Ineesol faz parte. Além da docente, estiveram presentes representantes de outras redes de incubadoras do país, do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI), de Institutos Federais, da rede de gestores de economia solidária, e representantes da SENAES.

O PRONINC é o principal programa governamental de financiamento das incubadoras no país, mas não teve editais desde 2013. Segundo a professora, a reunião debateu formas de financiamento para o programa, assim como a criação de grupos de trabalho para viabilizar sua retomada, reconhecendo sua importância para a economia solidária no Brasil.