EDUCAÇÃO

II Seminário de Pesquisa do HU-FURG abordará os impactos para o SUS

Evento irá apresentar e debater as pesquisas realizadas no hospital e na rede pública de saúde

O Hospital Universitário Dr. Miguel Riet Corrêa Jr. da Universidade Federal do Rio Grande (HU-FURG), vinculado à Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), juntamente com os Programas de Pós-graduação de Enfermagem, Ciências da Saúde e Saúde Pública da FURG, realizará, no dia 9 de novembro, seu II Seminário de Pesquisa, com o tema "Pesquisas que impactam o SUS". O evento é direcionado à comunidade acadêmica e colaboradores do hospital, bem como a profissionais de saúde da rede pública e privada. A coordenação do Seminário é da Gerência de Ensino e Pesquisa (GEP) do HU-FURG, por meio do Setor de Pesquisa e Inovação Tecnológica em Saúde (SGPITS).

O Seminário tem como objetivo apresentar e debater as pesquisas realizadas no HU-FURG e na rede pública de saúde que impactam serviços, colaboradores e usuários do Sistema Único de Saúde (SUS). A programação será dividida em dois momentos. No primeiro, das 9h às 12h, no Auditório da Traumatologia do HU-FURG, acontecerá a Sessão de Iniciação Científica, onde serão apresentados dez projetos de pesquisa desenvolvidos pelos bolsistas do Programa de Iniciação Científica (PIC) do HU-FURG/Ebserh. Cada bolsista terá 15 minutos para abordar a pesquisa, falando de suas vivências e resultados obtidos.

Já na parte da tarde, a partir das 13h30min, no Anfiteatro Prof. Vicente Mariano Pias, na Área Acadêmica Prof. Newton Azevedo, acontecerá a abertura oficial do evento e, na sequência, serão realizadas mesas redondas. A primeira terá o tema "Pesquisas que impactam o SUS", com a presença de pesquisadores ligados aos programas de Pós-graduação em Enfermagem, Ciências da Saúde e Saúde Pública da FURG. Na ocasião, os participantes apresentarão as pesquisas que contribuem para o desenvolvimento do Sistema de Saúde e debaterão os seus resultados e impactos. A segunda mesa, que será dividida em duas rodadas, terá o tema "Interface Pesquisas e Serviços Especializados do HU-FURG" com a presença de colaboradores do hospital e de pesquisadores ligados à universidade que desenvolvem pesquisas de alto impacto ligadas aos serviços de saúde. O evento será gratuito e fornecerá certificado de participação. As inscrições podem ser realizadas neste link.

Programação

Manhã - Auditório da Traumatologia do HU-FURG
9h - Sessão de Iniciação Científica
Apresentação de dez projetos desenvolvidos por bolsistas do Programa de Iniciação Científica (PIC) do HU-FURG/Ebserh.

Tarde – Anfiteatro Prof. Vicente Mariano Pias, na Área Acadêmica Prof. Newton Azevedo (Campus Saúde)
13h30min – Abertura
14h - Mesa Redonda: Pesquisas que impactam o SUS
Participantes:
Enfermeira e professora Rosemary da Silveira
Fisioterapeuta e professora Mirelle Saes
Médica veterinária e professora Andrea Von Groll
Médico e professor Juraci Almeida Cesar
15h - Mesa Redonda: Interface Pesquisas e Serviços Especializados do HU-FURG – Rodada 1
Participantes:
Médica veterinária e professora Melissa Xavier
Farmacêutica Karine Sanchotene
Farmacêutica Luisa Mota
Farmacêutico e professor Pedro Almeida da Silva
16h – Intervalo
16h20 - Mesa redonda: Interface Pesquisas e Serviços Especializados do HU-FURG – Rodada 2
Participantes:
Enfermeira e professora Ana Luiza Baisch
Enfermeira e professora Giovana Gomes
Enfermeira Edaine Barros

Sobre a Rede Ebserh
O Hospital Universitário Dr. Miguel Riet Corrêa Jr. da Universidade Federal do Rio Grande (HU-FURG) faz parte da Rede Ebserh desde julho de 2015. Vinculada ao Ministério da Educação (MEC), a Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh) foi criada em 2011 e, atualmente, administra 41 hospitais universitários federais, apoiando e impulsionando suas atividades por meio de uma gestão de excelência.

Como hospitais vinculados a universidades federais, essas unidades têm características específicas: atendem pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS), e, principalmente, apoiam a formação de profissionais de saúde e o desenvolvimento de pesquisas. Devido a essa natureza educacional, a os hospitais universitários são campos de formação de profissionais de saúde. Com isso, a Rede Hospitalar Ebserh atua de forma complementar ao SUS, não sendo responsável pela totalidade dos atendimentos de saúde do país.

 

Este material foi produzido de acordo com as normas disciplinadas pela Instrução Normativa nº 1, de 11 de abril de 2018, bem como se ancora e respeita os demais materiais publicados até o momento no que tange o regramento para a comunicação pública dos órgãos federais durante o período de defeso eleitoral, compreendido de 2 de julho a 2 de outubro, prorrogado até o dia 30 do mesmo mês em função do segundo turno.