DIA DO ALFABETIZADOR

Grupo de alfabetização da FURG divulga nota em comemoração a data enaltecendo o desafio atual dos profissionais

Alfabetizadores são responsáveis por mediar o processo de aquisição da leitura e da escrita de crianças, jovens e adultos

O Grupo de Estudo e Pesquisa em Alfabetização e Letramento (Geali) e o Laboratório de Alfabetização e Prática de Incentivo à Leitura (Lapil), divulgam nota nesta quinta-feira, 8, em comemoração ao Dia do (a) Alfabetizador (a) - profissional responsável por mediar o processo de aquisição da leitura e da escrita de crianças, jovens e adultos.

Confira a nota a seguir:

“Este dia existe para não esquecermos o quão grandioso é o trabalho destes profissionais da educação, que com afetividade, responsabilidade e competência profissional têm a docência nos anos do ciclo da alfabetização.

E, no atual contexto de retorno ao ensino presencial depois da pandemia Covid -19, os desafios estão ainda maiores pela complexidade que o isolamento social causou ao processo de alfabetização de milhares de crianças, jovens e adultos.

Por estas e, muitas outras razões que poderiam ser elencadas aqui, é que neste dia especial, queremos homenagear, reconhecer e prestigiar os (as) docentes alfabetizadores (as) por todo comprometimento dedicado a gratificante tarefa de alfabetizar as crianças, os jovens e os adultos do nosso município e região. Sigam acreditando que alfabetizar é um ato político, ético e amoroso!”

O Grupo aproveita a oportunidade para convidar a todas (os) a participarem no mês de outubro do Congresso de Alfabetização dos 10 anos do Geali.

Informações sobre o evento podem ser acessadas aqui.

 

Este material foi produzido de acordo com as normas disciplinadas pela Instrução Normativa nº 1, de 11 de abril de 2018, bem como se ancora e respeita os demais materiais publicados até o momento no que tange o regramento para a comunicação pública dos órgãos federais durante o período de defeso eleitoral, compreendido de 2 de julho a 2 de outubro, podendo ser prorrogado até o dia 30 do mesmo mês em caso de segundo turno.