AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL

FURG inicia pesquisa junto aos egressos dos cursos de graduação presenciais

Ação irá colher subsídios para buscar a melhoria contínua na qualidade da universidade

Com o objetivo de coletar informações sobre as atividades atuais dos egressos dos cursos de graduação presenciais, assim como suas opiniões sobre os cursos concluídos para fornecer subsídios para futuras ações na busca da melhoria contínua na qualidade da universidade, a FURG inicia nesta segunda-feira, 11, uma pesquisa com egressos que concluíram seus cursos entre 2013 e 2020. 

Coordenada pelas pró-reitorias de Graduação (Prograd) e de Planejamento e Administração (Proplad), a pesquisa estará aberta até o dia 13 de janeiro. Para acessá-la, foi elaborado um questionário de rápida resposta no qual o respondente não deverá levar mais de 3 minutos para responder. 

O link para preenchimento do questionário está sendo enviado por e-mail para os egressos. Caso não tenha recebido nenhuma mensagem, entre em contado com pesquisasdai@furg.br informando seu nome, ano de formatura e curso concluído para que o cadastro possa ser atualizado e, assim, será enviado o link da pesquisa. 

Para a pró-reitora de Graduação, Sibele Martins, a pesquisa com os egressos, "ao escutar os estudantes que passaram pela instituição, suas percepções e vivências, irá auxiliar na fundamentação dos projetos institucionais, além de acompanhar a sua inserção e permanência no mundo do trabalho”. 

Não é a primeira vez que a universidade entra em contato com seus egressos para escutá-los. Em 2021, a FURG, investigando os fatores que estavam associados à evasão, entrou em contato tanto com os ex-estudantes que evadiram dos seus cursos de graduação, como com aqueles que concluíram seus cursos. As informações obtidas estão sendo fundamentais na elaboração do Programa de Enfrentamento à Evasão e Retenção nos seus cursos de graduação. Além disso, vários cursos da FURG vêm mantendo contato com seus egressos para colher informações sobre suas atividades atuais. Porém, é a primeira vez que a unversidade realiza um trabalho que abrange todos os seus cursos de graduação presenciais de forma integrada e simultânea. 

Resultados
Tão logo seja finalizada a coleta dos dados, eles serão processados pela Diretoria de Avaliação Institucional da Proplad e posteriormente encaminhados aos coordenadores de cursos e à gestão superior da universidade para que possam subsidiar suas futuras ações institucionais, bem como serão disponibilizados ao público geral através da página eletrônica da Avaliação Institucional.