EVENTOS EXTREMOS

Boletim de número 17 traz resultados de nova simulação do comportamento do estuário

Documento aborda modelagem numérica da Lagoa dos Patos e cenários de alagamento

Na tarde desta terça-feira, 28, o Comitê de Eventos Extremos da FURG divulgou a 17ª edição do Boletim de Acompanhamento do Fenômeno Climático Extremo. O documento tem sido uma importante ferramenta para a comunidade, tanto para medidas de prevenção e mitigação de danos causados pela enchente, quanto para o auxílio na tomada de decisão por parte das autoridades competentes. Nesta atualização, os pesquisadores apresentam resultados da quarta simulação de previsão do comportamento do nível da Lagoa dos Patos, com gráficos para as cidades de Rio Grande, São José do Norte, Pelotas e São Lourenço do Sul, para o período de 27 a 31 de maio.    

Estimativas do Nível da Lagoa dos Patos  

Conforme mencionado na edição anterior, nesta nova simulação é possível observar que as cotas de inundação atingiram um pico máximo de 70cm acima do cais do CCMar, evento ocorrido na noite entre os dias 27 e 28 de maio.  A partir desta terça-feira, 28, está previsto uma significativa redução do nível do estuário - até mesmo abaixo da linha do cais do Rincão da Cebola. De quarta, 29, a sexta-feira, 31, o nível da lagoa oscila, atingindo no ponto máximo 35cm e no mínimo 20cm acima do cais do Rincão da Cebola.   

Para a cidade de São José do Norte, a previsão atualizada indica níveis máximos em torno de 2,60m na madrugada desta terça-feira, 28. O relatório também aponta até esta sexta-feira, 31, o nível do estuário deve se manter em oscilação - entre 2,20m e 2,10m. Os dados apresentados possuem um desvio padrão de 14cm para mais ou para menos. 

Em Pelotas, os dados apontam níveis máximos superiores à 2,80m durante a terça-feira, 28. No período entre 29 e 31 de maio, é possível observar oscilações em torno de 2,40m. Os dados apresentados nesta simulação possuem um desvio padrão de 13cm para mais ou para menos.

Para a cidade de São Lourenço do Sul, a previsão indicou níveis máximos em torno de 2,80m na noite da última segunda-feira, 27. Ao longo desta terça-feira, 28, espera-se uma redução de cerca de 60cm. No período entre 29 e 31 de maio, o nível oscilará em torno de 2,50m. Os dados apresentados possuem um desvio padrão de 12cm para mais ou para menos.

Além das séries temporais apresentadas, o boletim também disponibiliza uma animação mostrando a oscilação do nível na região sul da Lagoa dos Patos ao longo do tempo em função da variação do vento, disponível clicando aqui

Confira todas as informações em detalhes no boletim disponível a seguir, assim como uma série de mapas mostrando a previsão de áreas inundadas em Rio Grande até a próxima sexta-feira, 31.

Boletim 17 - Comitê de Eventos Extremos