RECEPÇÃO

Acolhida Cidadã 2023 tem inscrições abertas para submissão de projetos e traz "Apadrinhamento Acadêmico" como grande novidade

Envio dos projetos pode ser efetuado até o dia 3 de março de 2023

O ano letivo de 2023 está prestes a começar, e com ele, a FURG, por meio da Pró-reitoria de Assuntos Estudantis (Prae), promove a Acolhida Cidadã/Solidária do 1º semestre. As inscrições para a submissão dos projetos já estão abertas e devem ser realizadas na página do Sistema de Inscrições da FURG (Sinsc), até as 23h59min do dia 3 de março de 2023, neste link.  Para efetuar a inscrição, é necessário anexar na inscrição o projeto, que deve possuir um coordenador, com vínculo institucional (matrícula ou Siape). Podem submeter propostas todas as entidades sociais e acadêmicas (Centros Acadêmicos, Diretórios Acadêmicos, coletivos, grupos PET, Associações Atléticas e outras entidades) e estudantes matriculados em qualquer fase do curso de graduação, presencial ou EaD, desde que seja em conjunto com a sua respectiva Unidade Acadêmica e/ou coordenação de curso.

Segundo a coordenadora de Acompanhamento e Apoio Pedagógico ao Estudante, Joice Maurell, a expectativa é manter a média de cerca de 75 projetos submetidos a cada início de ano letivo.

Novidade

Nesta edição, a temática é “Práticas solidárias de apadrinhamento acadêmico na Acolhida Cidadã 2023”. Pensando nisso, a equipe da Prae propõe o “Apadrinhamento Acadêmico”, que visa acolher estudantes recém-chegados na cidade, oriundos de outras regiões do país ou do exterior.

“O tema é um convite à criatividade, ao alargamento e aprofundamento de mecanismos de acolhimento, com o objetivo de promover uma cultura acadêmica que busque minimizar as dificuldades decorrentes das mudanças geográficas, escolares, pessoais e culturais”, destaca a coordenadora.

A ideia surgiu a partir de uma pesquisa, que verificou atividades de apadrinhamento em outras universidades, e na própria FURG, após ouvirem relatos dessa prática no Seminário da Acolhida Cidadã, que ocorre ao final do ano letivo.  Nesse sentido, Joice enfatiza a necessidade de tornar visíveis essas ações de apadrinhamento, que podem ser uma ferramenta potente de alicerce para os estudantes se deslocarem até a universidade e constituírem uma estrutura de permanência, e assim, combater a evasão universitária.

“Desde 2019, a FURG criou uma comissão para investigar os processos de retenção e evasão na universidade, no período de 2014 a 2018. O trabalho ainda não foi concluído, mas os dados coletados evidenciam que o apoio dos próprios colegas é fundamental para a permanência dos estudantes nos seus cursos”, reitera.

Edição Anterior

Em 2022, a Acolhida Cidadã retornou a ter atividades presenciais, após o auge da pandemia, e alguns cursos já realizaram ações de apadrinhamento, como, por exemplo, o Curso de Psicologia. De acordo com o discente de Psicologia, Rafael Clain Martins, essa foi uma atividade realizada para que um veterano (a) se responsabilizasse por um(a) ingressante a fim de tirar dúvidas e orientar de maneira mais próxima esse estudante. Para ele, a edição foi a mais significativa de todas as que participou, desde o início da sua graduação, pois, a volta à presencialidade, possibilitou a inclusão de estudantes ingressantes em 2020 e 2021.

“Normalmente os estudantes de outros anos não eram incluídos nas acolhidas, porém, uma vez que, uma grande parcela desses nunca tinha ‘pisado’ na FURG, ou tinham ficado por pouquíssimo tempo, ao longo de toda a semana de acolhida foi incluído todo o corpo discente da psicologia, contemplando também a pós-graduação”, explica o estudante do último semestre.

O aluno ressalta também a importância da Acolhida Cidadã para duas questões específicas: sanar o sentimento de “cair de paraquedas”, sem saber nada; e a preocupação com a integração com os novos colegas em um mundo novo. 

Histórico da Acolhida Cidadã

A Acolhida Cidadã surgiu em 2010, mediante a Deliberação nº 164/2010 do Conselho de Ensino, Pesquisa, Extensão e Administração (Coepea), em consonância com a resolução 008/2004, que proíbe o trote organizado e praticado por estudantes veteranos nos calouros. Assim, com a criação do programa, a FURG visava incentivar às práticas de cidadania e responsabilidade social e tendo como objetivo a recepção e integração dos novos alunos à comunidade universitária, por meio de ações solidárias, afetuosas, respeitosas à dignidade.

 

Desde então, a Acolhida Cidadã acontece no início de cada semestre letivo da FURG, com exceção do ano de 2020, em função da pandemia.

 

A ação conta com atividades mais intensas nas duas primeiras semanas de aula e no final de cada ano, é realizado o Seminário de Encerramento da Acolhida Cidadã, sendo um espaço para dialogar e possibilitar a troca de saberes adquiridos nos projetos realizados ao longo do ano.

 

Confira o edital da Acolhida Cidadã 2023 e o modelo de projeto, que deve ser seguido, abaixo.

Edital

Modelo de projeto