43ª SRGENF

Semana Riograndina de enfermagem debate a equidade no atendimento a saúde

Evento acontece no Campus Saúde até a próxima sexta-feira, 10

Photograph: Fernando Halal
Seis palestrantes à mesa do evento. Uma deles é a reitora da FURG, no centro da mesa, e ela está falando, com o microfone à mão. Todos estão sentados. À frente da mesa há plantas e tecidos decorativos e uma faixa em que consta o texto: Semana Riograndina de Enfermagem. Nesta foto aparecem também pessoas, de costas para a foto, que estão assistindo ao evento.

Teve início na tarde de quarta-feira, 8 de maio, no Campus Saúde, a 43ª Semana Riograndina de Enfermagem (43ª SRGENF) promovida pela Escola de Enfermagem (EEnf) da FURG, em consonância com a 80ª Semana Brasileira de Enfermagem da Associação Brasileira de Enfermagem (Aben). O evento tem como tema “Os desafios da Enfermagem para uma prática com equidade” e acontece no Campus Saúde da FURG até a sexta-feira, 10.

Para Simoní Bordignon, docente da EEnf e membro da comissão organizadora, a semana acadêmica é um momento de reflexão tanto para a profissão quanto para a sociedade. Ela explica que a Semana acompanha o contexto nacional, com a programação seguindo a mesma proposta pela Associação Brasileira de Enfermagem e que o evento é realizado anualmente no mês de maio, promovido pela Escola de Enfermagem da FURG. A edição deste ano está focada na equidade do cuidado prestado por enfermeiros e demais profissionais da saúde.

De acordo com a organização do evento, as atividades são voltadas para profissionais e estudantes de graduação e pós-graduação da área da saúde da FURG, da Anhanguera e da Universidade Federal de Pelotas. Além de contar com a presença de discentes e enfermeiros vindos de outras cidades da região, somando 180 inscritos e mais de 100 apresentações de trabalho.

Sobre o significado do tema da Semana, a coordenadora do curso de Enfermagem, Jamila Barlem explica que embora o atendimento a saúde seja aberto para todos, é preciso respeitar as diferenças, levando em conta as especificidades de cada grupo dentro do contexto da saúde global. Assim, o evento visa debater as diferentes formas de cuidar e como dar equidade neste atendimento.

Abertura

A reitora da FURG Cleuza Maria Sobral Dias esteve presente na abertura da Semana Riograndina de Enfermagem. Ao compor a mesa, a reitora saudou as autoridades e os presentes e mencionou que, apesar da crise vivida na área da saúde e da educação, era uma satisfação presenciar a realização de um evento tão importante como a 43ª SRGENF, que faz parte da formação de enfermeiros e que reflete na importância da universidade pública, federal e brasileira.

“Que esse evento possa ser mais que um encontro de experiências, que ele também possa ser um encontro que, a partir dele, seja possível vislumbrar outras possibilidades, tanto no papel da Enfermagem quanto das instituições públicas, que têm um grande compromisso social com a saúde do país”, mencionou a reitora.

Programação

Edison Devos Barlem diretor da Escola de Enfermagem da FURG ressalta a importância da Semana como um espaço de reflexão onde diversos segmentos da área da saúde se encontram para debater questões pertinentes à profissão. “É um espaço de ampla reflexão e debate onde se tenta pensar todos os desafios que estão sendo impostos, tanto em nível de saúde quanto de universidade. Então, realmente esta é uma oportunidade de reunir diversos posicionamentos para enfrentarmos essas dificuldades”, menciona o diretor.

A programação contou com a realização de cursos pré-evento em que temas importantes foram debatidos por profissionais vindos de outras universidades, do Hospital Universitário e da Secretaria de Município da Saúde de Rio Grande. Já em termos de palestrantes, o diretor destaca que a Semana contará com a colaboração de pessoas vindas da Universidade Católica de Pelotas, da Universidade Federal de Santa Maria, a participação de uma aluna egressa da EENF/FURG que veio da Universidade de Harvard, além de palestrantes vindos da Universidade Católica do Chile. “Tentamos englobar as discussões, em um momento que exige de nós bastante posicionamento e cautela, para que possamos ter rumos melhores para a saúde e a educação”, afirmou ele.

Cuidado multidisciplinar

Para a estudante do segundo ano de Enfermagem Angela Degani, a Semana representa um momento de integração entre os alunos e a oportunidade de aprender sobre o cuidado multidisciplinar. “Eventos como esse agregam a vivência da graduação, abrindo os olhos para outras perspectivas de atuação dentro da enfermagem. É o momento de demonstrar o amor e reconhecimento que temos por essa profissão tão bonita e humanizada que escolhemos”, declarou a futura enfermeira. 

*Com informações da Assessoria do Gabinete

 

Gallery

Seis palestrantes à mesa do evento. Uma deles é a reitora da FURG, no centro da mesa, e ela está falando, com o microfone à mão. Todos estão sentados. À frente da mesa há plantas e tecidos decorativos e uma faixa em que consta o texto: Semana Riograndina de Enfermagem

Os desafios da Enfermagem para uma prática com equidade é o tema da 43ª Semana Riograndina de Enfermagem

Fotos: Karoline Avila