ESTUDOS TRANSVERSAIS

Minicurso abordará ensino de Ciências por investigação

Primeira reunião acontece na próxima segunda-feira, 11, no Pavilhão 6

O primeiro encontro do minicurso Ensino de Ciências por Investigação acontece na próxima segunda-feira, 11. A atividade é promovida pelo projeto de ensino denominado Grupo de Estudos Transversais (ETs) e o ensino de ciências por investigação. As inscrições estão abertas no Sinsc, através deste link.

O encontro do dia 11 acontece das 16h às 18h, na sala 6203 do Pavilhão 6, no campus Carreiros. Os conteúdos a serem abordados são Introdução às bases do Ensino de Ciências por Investigação, com a professora Carla Gonçalves, e Relato de Experiências - ECI e o ensino médio noturno, ministrado pela professora Stefanie Teixeira. A mediação será do acadêmico Jorge Luis Martins Correia.

Segundo a organização, a metodologia do curso dialoga com a indissociabilidade, baseando-se nas atuais discussões sobre o papel da ciência no desenvolvimento social, na visão das ciências e das tecnologias como patrimônios socioculturais; no ensino de ciências por investigação abrangendo as temáticas transversais ética, saúde, meio ambiente, orientação sexual, trabalho, consumo, pluralidade e cultura; e seguindo uma perspectiva de pedagogia histórico-crítica.

Os organizadores ressaltam que a proposta é voltada para estudantes de qualquer licenciatura, por considerar que estes podem exercer papel fundamental na formação cidadã de jovens estudantes, que sejam capazes de compreender o mundo que os cerca, as relações sociais que participam, e como a cultura e o conhecimento humanos estão intimamente relacionados com os avanços das ciências.

O minicurso trará as bases do ensino de ciências por investigação, e como aplicá-las para as diversas áreas do conhecimento. Serão três encontros (as próximas datas ainda serão definidas), com certificação total de 20h.

 

Card