MOSTRA DA PRODUÇÃO UNIVERSITÁRIA

Mind: 22ª MPU contará com estreia de novo evento  

Mostra de Internacionalização para o Desenvolvimento Institucional acontecerá pela primeira vez nesta edição

Considerando a importância da internacionalização para a melhoria dos espaços e fluxos acadêmicos, a FURG vem, dentro da programação da 22ª Mostra da Produção Universitária (MPU), dedicar um espaço para impulsionar iniciativas que fomentem um ambiente institucional propício à internacionalização. Pensando nesta estratégia, bem como na relevância do tema, nasce a 1ª Mostra de Internacionalização para o Desenvolvimento Institucional (Mind).

As ações compreendidas dentro do 1º Mind estão em total consonância com o Plano Institucional de Internacionalização da universidade, e ajudam a refletir o compromisso da instituição com expansão de suas fronteiras acadêmicas e, também, com o fortalecimento da sua presença global.

Segundo o diretor de Pesquisa da FURG e um dos integrantes da comissão organizadora da MPU, Leandro Bugoni, o Mind nasce das experiências acumuladas dos demais eventos já consolidados da mostra, moldados pela experiência adquirida junto aos pesquisadores, professores e técnicos da universidade que foram para o exterior e, de lá, trazem contribuições e aplicações para o contexto acadêmico e administrativo da FURG.

“Para o evento, deverão ser submetidos resumos de trabalhos em inglês. A posterior apresentação destes trabalhos também deverá ser realizada em inglês. O espaço também é aberto para que possamos ouvir os relatos dos estudantes estrangeiros que aqui desempenham suas atividades acadêmicas”, completou Bugoni.

Sobre a MPU

A Mostra tem como propósito compartilhar, impulsionar e acompanhar uma ampla gama de projetos acadêmicos de graduação e pós-graduação realizados por participantes de programas e projetos da FURG e outras instituições de ensino superior. Estabelecida em 2002, a MPU busca estimular o progresso da pesquisa, do ensino, da extensão, da inovação tecnológica e da cultura na região sul do estado, proporcionando um ambiente propício para a troca de conhecimentos e o aprimoramento de metodologias.

Em sua 22ª edição, o evento será realizado de modo presencial, com apresentação de trabalhos e oficinas, abertura e encerramento. A mostra traz como tema: “Integrando inteligências: os desafios da universidade na sociedade do conhecimento”.