EXTENSÃO

Inscrições abertas para o evento Intelectualidade Afrocentrada: estudos de pós-graduandos negros

Ação é capitaneada pelo Grupo de Pesquisa “Educação para as Relações Étnico Raciais”, da FURG

Voltado para estudantes da pós-graduação da FURG, na tarde desta segunda-feira, 13, foram divulgadas as inscrições para o evento “Intelectualidade Afrocentrada: estudos de pós-graduandos negros”. A ação, realizada pelo Grupo de Pesquisa Educação para Relações Étnico Raciais da FURG (ERER) visa estimular e auxiliar na produção de negros e negras na pós-graduação; o projeto – de caráter extensionista -, tem como objetivo organizar a publicação de um livro, compilando pesquisas de diferentes áreas de conhecimento, contendo também a trajetória educacional de cada pesquisador e pesquisadora participante.

As inscrições já estão abertas e podem ser feitas mediante cadastro no Sistema de Inscrições da FURG (Sinsc), clicando aqui. Interessados deverão realizar o envio de resumos expandidos até o dia 10 de dezembro, contendo no mínimo 1000 e no máximo 1500 palavras – incluindo referências e notas.

Os resultados desta primeira fase de avaliação serão divulgados até o dia 10 de janeiro de 2024. Para os estudantes selecionados, haverão duas oficinas, as quais serão ministradas online em fevereiro de 2024, sendo elas: Oficina sobre permanência negra na pós-graduação; e Oficina de escrita voltada para autoria negra. Ambas atividades são tem caráter obrigatório aos participantes selecionados.

De acordo com a organização da ação, a justificativa da realização do evento, se baseia na dificuldade de ingresso e permanência de estudantes negros, quilombolas e indígenas na pós-graduação. “Ao longo dos últimos anos, mesmo com uma Resolução específica, destinada à estudantes negros, quilombolas e indígenas para ingresso na pós-graduação da FURG (Resolução 04/2019), ainda observa-se, com dados quantitativos, o percentual de cerca de 70% de estudantes autodeclarados brancos na pós-graduação. Surgem, portanto, questionamentos sobre as políticas de ação afirmativa na pós-graduação, pautando e discutindo principalmente a permanência desses grupos”, detalha o texto de introdução na plataforma de inscrição.