CUIDADO EM LIBERDADE

Evento Saúde Mental e Direitos Humanos debate a potencialização da temática

Tema “Produzindo estratégias de cuidados em rede” mobilizou a comunidade acadêmica e externa

Photograph: Júlia Sassi

Na sexta-feira, 10, o Cidec-Sul do Campus Carreiros recebeu o evento 2º Saúde Mental e Direitos Humanos. A ação foi promovida pelo curso de Psicologia e pelo Grupo de Estudos de Saúde Coletiva dos Ecossistemas Costeiros e Marinhos (Gescem) da FURG.

De acordo com a docente Rita Maciazeki, o evento é voltado a ampliar o debate sobre a questão da saúde mental de maneira a atingir toda a comunidade acadêmica e externa. “É um evento afetivo que se propõe a contemplar o diálogo com diferentes perspectivas, seja de trabalhadores, seja de gestores ou de usuários do sistema”, comentou.

Na abertura do evento, a professora Rita comentou da importância de reunir forças e buscar reforços em eventos como este. A pró-reitora de Assuntos Estudantis, Daiane Gautério, representando a reitora Cleuza Dias, abordou a dificuldade de apoiar as ações e demandas necessárias devido à falta de recursos. “Que possamos somar a este evento os pensamentos de luta, de estratégias, de como podemos mostrar a importância da nossa universidade para a sociedade”, falou.

Estiveram presentes na abertura também a diretora do Instituto de Ciências Humanas e da Informação (ICHI), Derocina Campos, a professora Gerusa D’Avila, representando a coordenação do curso de Psicologia, e Aline Avila, da Diretoria de Atenção à Saúde (DAS) da Pró-reitoria de Gestão e Desenvolvimento de Pessoas (Progep).

A programação do evento contou com as mesas “Saúde Mental e Atenção Psicossocial - avanços e desafios”, que avaliou o cenário nacional da saúde mental, abordando as dificuldades na prática dos serviços, “Cuidado em liberdade é possível”, com a reflexão do aspecto histórico e pioneirismo da reforma psiquiátrica no Rio Grande do Sul, “Práticas de cuidado no território – experiência e narração”, que envolveu estudiosos e pesquisadores de reafirmação do cuidado em liberdade, e “O cuidado que queremos!”, protagonizada pelos usuários do sistema de saúde mental.

Foram programadas oficinas com temas transversais com o objetivo de construir atividades práticas sobre as temáticas e apresentações de trabalhos divididos em seis grupos para discussão de vivências.

 

 

Gallery

A foto mostra a composição da mesa de abertura do evento.

2º Saúde Mental e Direitos Humanos na FURG

Júlia Sassi