SAÚDE

Dezembro Vermelho do "LiARDIalogando" chega em sua terceira edição

Projeto de extensão conta com diversas ações alusivas ao mês de conscientização sobre ISTs

Photograph: Divulgação

O projeto contínuo de extensão “LiARDIalogando” chega em mais uma edição da sua campanha alusiva ao Dezembro Vermelho, mês de conscientização sobre HIV/AIDS e outras Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs). As ações previstas para a ocasião contam com postagens nas redes sociais, além de atividades presenciais a serem realizadas na FURG e no Praça Shopping, nos dias 8 e 9 de dezembro, respectivamente.

Programação

Nesta sexta-feira, 8, das 9h30 às 13h30, será realizada uma ação de extensão no Centro de Convivências (CC) da FURG, localizado no campus Carreiros. No sábado, 9, das 11h às 20h, a atividade acontece no Praça Shopping, com a parceria da Secretaria de Município de Saúde da cidade do Rio Grande, que estará presente no local das 16h às 20h para realização de testagem rápida gratuita.

Ambas as atividades visam abordar o público geral através da distribuição de folders e preservativos internos e externos, além de reforçar a importância sobre prevenção combinada contra o HIV, destacando a testagem rápida regular gratuita e o uso de Profilaxia Pré-exposição (PrEP) e Profilaxia Pós-exposição (PEP) como ferramentas importantes nesse contexto, componentes da mandala de prevenção combinada.

Redes sociais

Ao longo de todo o mês de dezembro, serão realizadas postagens no Instagram da Liga Acadêmica de Radiologia e Diagnóstico por Imagem (LiARDI) e da Liga Acadêmica de Clínica Médica (LACM-FURG), assim como no perfil da Federação Internacional de Associações de Estudantes de Medicina (IFMSA-FURG), outra parceira do projeto.

As publicações focam na prevenção combinada contra o HIV/AIDS e outras ISTs de modo direto, útil e visando dialogar efetivamente com a população.

Acompanhe as postagens nos perfis do Instagram a seguir: LiARDI, LACM e IFMSA.

Sobre o projeto

Desde dezembro de 2021, o “LiARDIalogando”, por meio do Dezembro Vermelho, tem como objetivo firmar parcerias e conversar com a sociedade diretamente para cumprir seu papel essencial na educação em saúde. O projeto é protagonizado pela LiARDI, grupo este vinculado à Faculdade de Medicina da FURG (FAMED).

O projeto conta, ainda, com a parceria contínua do Serviço de Atendimento Especializado (SAE) de Infectologia do Hospital Universitário Dr. Miguel Riet Corrêa Jr. (HU-FURG/Ebserh), bem como da coordenação do curso de Medicina da universidade.

*Estagiária sob supervisão do jornalista Hiago Reisdoerfer

Subject: Eventos