MOSTRA DA PRODUÇÃO UNIVERSITÁRIA

Conheça o tema e as novidades da 22ª edição da MPU

Neste ano, o evento abordará as diferentes formas de aprendizado, por meio da integração de múltiplos saberes

Composta por oito eventos, a 22ª Mostra da Produção Universitária (MPU), que acontece de 25 a 27 de outubro, retoma o modelo majoritariamente presencial após o período pandêmico. Nesta edição, o evento foca sua atenção para os diferentes tipos de aprendizados, aliado aos múltiplos saberes trabalhados dentro da universidade, o que culmina em seu tema: “Integrando Inteligências: os desafios da universidade na sociedade do conhecimento”.

De acordo com a organização do evento, o tema se justifica em razão do avanço tecnológico em ritmo acelerado observado nos últimos anos, potencializado a partir do uso intenso de redes sociais e de inteligência artificial em praticamente todas as áreas da atuação humana. Essas percepções fazem com que a temática tenha implicações e desdobramentos na atuação da universidade no tocante à pesquisa, ensino, artes, humanidades, extensão, além das próprias relações humanas e sociais.

Em 2023, as oficinas da MPU acontecerão em caráter predominantemente presencial, sendo três oficinas virtuais com preferência para estudantes da modalidade a distância da FURG. Ainda em tempo, acontece também um evento internacional associado ao Capes-Print, com apresentações e discussões em modelo virtual.

Uma das grandes novidades desta edição é a 1º Mostra de Internacionalização para o Desenvolvimento Institucional (MIND): espaço dedicado para a promoção de ações que estimulem um ambiente institucional de internacionalização, além de possibilitar o acompanhamento dos programas de internacionalização desenvolvidos na FURG.

Sobre os diferentes tipos de inteligência

Ainda sobre o tema da 22ª MPU, a organização do evento ancora a escolha nas palavras do sociólogo francês Pierre Lévy, conhecido mundialmente por seu extenso trabalho de pesquisa na área do que veio a ser conhecido como cibercultura. Neste escopo, podemos identificar a necessidade do pensamento crítico acerca de algumas inteligências que utilizamos diariamente no fazer científico, profissional e no próprio convívio com os demais, como é o caso da inteligência coletiva – focada no contexto antropológico -, e a inteligência emocional, associada à capacidade de controle e expressão dos sentimentos e habilidade de interlocução do convívio em sociedade.

Mais recentemente, no segundo semestre de 2022, a liberação do uso de aplicativos de inteligência artificial (IA) capazes de elaboração de textos a partir de bases de informações obtidas da internet e sua apresentação em formato textual convincente, tem mudado a maneira com a qual os professores atuam e avaliam o aprendizado dos estudantes. E sendo assim, cabe a universidade o papel de promover discussões e, principalmente, colocar-se a pensar criticamente sobre a sociedade e as ferramentas digitais não apenas no papel da educação, mas da sociedade como um todo.

Partindo desta inquietação, a 22ª MPU propõe refletir acerca do uso adequado e do uso equivocado da IA, os limites da ética e do seu uso, bem como a interface das várias inteligências, seus valores intrínsecos e indissociáveis. É papel desta edição, ainda, a discussão dos desafios e das necessidades da universidade em reinventar-se diante das profundas e rápidas transformações pelas quais a sociedade vem passando nos últimos anos – aceleradas ainda mais em função do período pandêmico recente.

Sobre a MPU

Criada em 2002, a Mostra da Produção Universitária tem por objetivo divulgar, promover e acompanhar as atividades desenvolvidas na FURG, em outras Instituições de Ensino Superior e na comunidade. O evento busca incentivar e valorizar o desenvolvimento da pesquisa, do ensino, da extensão, da inovação, da internacionalização e da cultura do Rio Grande do Sul, proporcionando a socialização dos conhecimentos produzidos, a troca de experiências e a integração entre as diferentes áreas do saber.

Atualmente, a mostra é composta por um compilado de eventos que compreendem: o 32º Congresso de Iniciação Científica (CIC); o 26º Seminário de Extensão (EXT); o 25º Encontro de Pós-Graduação (EPG); o 17º Seminário de Ensino (ENS); o 10º Simpósio de Cultura (SimCult); o 6º Salão de Indissociabilidade (SI); o 2º Congresso de Inovação (CITec); e a 1ª Mostra de Internacionalização para o Desenvolvimento Institucional (MIND).