MOSTRA DA PRODUÇÃO UNIVERSITÁRIA

2º Congresso de Inovação é destaque da 22ª edição da MPU

Evento acontece de 25 a 27 de outubro

Novidade da última edição da Mostra da Produção Universitária (MPU), o Congresso de Inovação (CiTec) é um dos destaques da  22ª MPU, que acontecerá de 25 a 27 de outubro. O objetivo deste evento é ser um espaço de divulgação, promoção e acompanhamento dos trabalhos de estudantes de graduação e pós-graduação da FURG na área de inovação tecnológica e social.  As inscrições para participação no CiTec estão abertas até o dia 31 de julho, sendo realizadas por meio do site da mostra.

Segundo o diretor do Parque Científico e Tecnológico da FURG (Oceantec), professor Artur Gibbon, a programação do CiTec contará com oficinas de várias áreas, como por exemplo, robótica e empreendedorismo; além de conversas sobre a incubação de empresas dentro do Oceantec.

“Nós vamos trazer a discussão dentro do CiTec de como transformar a ciência também em inovação e negócios, como uma possibilidade de transformar os produtos científicos gerados pela universidade por meio dos nossos cursos de pós-graduação e dos nossos laboratórios, em Spin-offs, ou seja,  o lançamento de projetos que nascem na universidade e se tornam em negócios”, ressaltou ele.

A edição da 22ª MPU tem como tema “Integrando Inteligências: os desafios da universidade na sociedade do conhecimento”. Neste sentido, o professor Gibbon destacou que o movimento de inovação tecnológica na FURG tem crescido ao longo dos últimos anos, e que a prova disto é a criação da Pró-reitoria de Inovação e Tecnologia da Informação (Proiti).

“O tema ataca exatamente isto, o nosso papel enquanto universidade, no ponto de vista da inovação tecnológica de como a FURG gera este conhecimento”, finalizou o diretor.

2º CiTec

Realizado pela Pró-reitoria de Inovação e Tecnologia da Informação, a segunda edição do Congresso de Inovação reunirá os trabalhos dos estudantes bolsistas em projetos de interação com empresas, bolsistas do Programa de Mestrado e Doutorado Acadêmico para Inovação (MAI-DAI-CNPq), bolsista Pibiti, bolsistas da Unidade Embrapii - iTec/FURG e demais estudantes que atuam em projetos de inovação na universidade.

Além do 2º CiTec, integram a programação da 22ª MPU os seguintes eventos: 32º Congresso de Iniciação Científica; o 25º Encontro de Pós-Graduação (EPG); o 17º Seminário de Ensino (ENS); o 10º Simpósio de Cultura (SimCult); o 26º Seminário de Extensão (EXT); e a 1ª Mostra de Internacionalização para o Desenvolvimento Institucional (Mind).