Elas na feira - histórias de mulheres: Maria das Graças

“As histórias são importantes. Muitas histórias são importantes”, disse Chimamanda Adichie, na conferência O perigo da história única, no TEDGlobal 2009. Inspirada pela escritora nigeriana e em sintonia com o tema escolhido pela 45ª Feira do Livro da FURG – histórias de mulheres, a Secretaria de Comunicação Social (Secom) da universidade apresenta o projeto Elas na feira, iniciativa que mostra relatos de (sobre)vivências femininas. Com uma câmera fotográfica e um gravador, captamos universos e o estar no mundo feminino pelas vozes de mulheres que passaram pelo evento. O resultado é esta série de perfis singulares, que pode ser acompanhada aqui.

Maria das Graças – 58 anos

Sou dona de casa. Trabalhei durante 17 anos, até o ano passado, como merendeira em uma escola. Eu gosto de interagir com as pessoas, gosto sempre de conversar, de tratar bem. Eu acho tão ruim quando a gente chega num lugar e não é bem tratada, então eu sempre procuro tratar bem, pra eu receber isso também.

Eu sinto falta do convívio das crianças, dos pais, a gente cria amizades para o resto da vida. Eu parei de trabalhar e agora estou estudando. Porque meus filhos se formaram, foram embora e ficou só eu e meu marido. Ele trabalha e agora como eu não tô trabalhando eu decidi estudar.

“sempre tive paixão por estudar”

Eu tive que começar a trabalhar muito cedo, pra poder ajudar meus pais e meus irmãos, porque éramos muito pobres. Eu tive que trabalhar e não pude estudar e eu sempre gostei, sempre tive paixão por estudar. Na época eu consegui fazer o fundamental, mas o médio eu não alcancei. Agora eu estou fazendo o ensino médio, quero fazer uma faculdade, não quero ficar parada esperando os dias passarem. Aí eu comecei a fazer o EJA ano passado e agora passei para a terceira etapa. Esse ano eu termino e se Deus quiser faço o Enem. Eu quero fazer gastronomia, mas é só em Pelotas. Já me disseram que eu não vou aguentar ir todos os dias, mas eu vou tentar. Se eu não conseguir eu tento aqui em Rio Grande. Eu gosto e me dou bem em Português, então talvez eu tente algo na área de línguas, Português-Espanhol, mas a primeira opção é gastronomia.

“adoro cozinha”

Eu gosto de cozinhar, adoro cozinha. Eu sempre cozinhei. Me criei em uma casa de família, pessoas muito legais que me adotaram, porque eu fui bem novinha pra lá, e antigamente a gente morava nas casas. Até hoje meus filhos chamam eles de avós, porque são pessoas que são muito ligadas a nós. Eu sou da Ilha dos Marinheiros, nasci lá e fiquei até os 15 anos, quando eu vim pra Rio Grande pra trabalhar nessa casa.  Eu fui pra lá pra ser companhia da filha mais nova deles, porque eles viajavam muito. Eles iam viajar e a gente inventava coisas pra fazer, íamos pra cozinha e essas coisas. Aí descobriram que eu gostava de cozinhar e que eu cozinhava bem, e começaram a me entregar a cozinha. Passei a ser a cozinheira da casa. Quando eu casei saí de lá, depois voltei e fiquei mais uns cinco anos, depois tive meus filhos e acabei me dedicando a eles.

“porque a gente não pode parar, né?”

Quando eles cresceram um pouco e eu vi que eles não precisavam mais tanto de mim, eu vi que precisava arrumar alguma coisa pra fazer. Na escola que meu filho estudava, eles estavam precisando de pessoas pra cantina e me ofereceram, porque eu era aquela pessoa que tava sempre envolvida sabe? Tinha festa junina, tinha festa de fim de ano, acantonamento – que é quando as crianças dormiam na escola – e tinha que fazer janta, eu tava sempre ajudando. Aí elas me convidaram pra ficar na cantina, aí eu pensei “ah, vou fazer uma experiência, se der certo, deu”. Eu fiz e o pessoal adorou que eu inventava coisas, lanches que as crianças gostavam, aí fiquei 17 anos lá.

Meus filhos se formaram e agora tá só eu e o meu marido, aí agora, eu voltando a estudar, eu vou fazer alguma coisa, porque a gente não pode parar, né? Aí as pessoas me dizem assim: a gente faz a faculdade pra ter uma profissão. E eu respondo que na minha idade eu não vou esperar ter numa profissão um sucesso. É uma coisa minha, meio particular, assim, pra eu preencher meu tempo, me envolver com alguma coisa. Não que eu não quero fazer um mestrado, um doutorado, pra poder dar aula. Não, é uma realização minha e eu acho que vou conseguir.

 

Foto: Jaira Duarte

Conheça as histórias anteriores:

Elas na feira - histórias de mulheres: Maria Alvina Madruga Goulart

Elas na feira - histórias de mulheres: Débora Amaral

Elas na feira - histórias de mulheres: Amanda Dias Lima Lamin

Elas na feira - histórias de mulheres: Maria Carpi

Elas na feira - histórias de mulheres: Aline Mendes Lima

Elas na feira - histórias de mulheres: Raquel Rodrigues Farias

Elas na feira - histórias de mulheres: Marcia Martins

Ela na feira - histórias de mulheres: Daniela Delias

Elas na feira - histórias de mulheres: Lívia Acosta Silveira

Elas na feira - histórias de mulheres: Cleuza Maria Sobral Dias

Elas na feira - histórias de mulheres: Rosélia Falcão

Elas na feira - histórias de mulheres: Ligia Furlanetto

Elas na feira - histórias de mulheres: Seiko Nomiyama

Elas na feira - histórias de mulheres: Direma Cardona

Elas na feira - histórias de mulheres: Juliana Andrade da Silveira

Elas na feira - histórias de mulheres: Maria de Lourdes Lose

Elas na feira - histórias de mulheres: Carla Amorim das Neves Gonçalves

Elas na feira - histórias de mulheres: Aimée Bolaños

Elas na feira - histórias de mulheres: Bruna Aliandro

Elas na feira - histórias de mulheres: Alice Garcia de Araújo

Elas na feira - histórias de mulheres: Lívia

Elas na feira - histórias de mulheres: Lucia Nobre

Elas na feira - histórias de mulheres: Carla Rosangela Trindade e Silva

Elas na feira - histórias de mulheres: Francine Camargo

Elas na feira - histórias de mulheres: Sofia

Elas na feira - histórias de mulheres: Isadora

Elas na feira - histórias de mulheres: Lize Domingues

Elas na feira - histórias de mulheres: Milena Machado de Araújo

Elas na feira - histórias de mulheres: Desirée Sales

Elas na feira - histórias de mulheres: Eliane Azevedo

Elas na feira - histórias de mulheres: Ingrid Gonçalves

Elas na feira - histórias de mulheres: Kelley Baptista Duarte 

Elas na feira - histórias de mulheres: Marisa Marco dos Santos

 

Gallery

Maria das Graças

Maria das Graças

Subject: Arquivo