Pasantías: Grupo de gestores e professores visita escolas pomeranas

O exercício da indissociabilidade de Ensino, Pesquisa e Extensão desenvolvido pelo Núcleo Educamemória (Instituto de Educação – FURG), foi vivenciado nesta quarta-feira, 20, pelo grupo de pesquisadores, gestores e professores participantes das Pasantías, vinculados ao Programa de Apoio ao Setor Educacional do Mercosul (Pasem). Os participantes, acompanhados da comissão organizadora, conheceram em lócus a proposta de registro da cultura local e a metodologia de pesquisa-extensão na formação de professores, em escolas situadas no território do povo tradicional Pomerano, na Serra Dos Tapes. O grupo participou de uma roda de diálogo na Escola Municipal Carlos Soares da Silveira, em Canguçu, a qual, em parceria com o Núcleo Educamemória, desde 2007, reinventou sua proposta político pedagógica, reorientou sua perspectiva curricular e foi premiada no ano de 2014 como melhor projeto de Patrimônio do Rio Grande do Sul. O Núcleo Educamemória, coordenado pelos professores Carmo Thum e Vania Chaigar, atua com os temas da memória e educação, articulado com pesquisadores da UFPel, UFRGS e UFES. Os temas discutidos no diálogo foram: compreender a memória como um instrumento de emancipação cultural; reinventar o currículo e exercitar o registro da cultura local; o papel da Universidade na formação de professores e o impacto das ações de Extensão, Pesquisa e Formação. Estiveram presentes nessa ação das Pasantías, o prefeito de Canguçu, Gerson Nunes, a secretária de Educação e Esportes de Canguçu, Ledeci Coutinho e a coordenadora Pedagógica Patricia Zanetti, além de professores da Escola Martinho Lutero de São Lourenço do Sul, pais, alunos e comunidade da Escola Carlos Soares da Silveira, bem como membros da Pró-Reitoria de Graduação (Prograd) e do Núcleo Educamemória.

 

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