Projeto do laboratório de Hidroquímica do IO é aprovado em Edital do CNPq

O Projeto "Desenvolvimento de sensores eletroquímicos para o monitoramento das concentrações de elementos químicos (metais-traço e sulfetos) em ambientes marinhos rasos e profundos", do laboratório de Hidroquímica do Instituto de Oceanografia (IO), foi aprovado no edital Universal/2014 do CNPq.

Proposto pelo pós-doc Leonardo Contreira, o projeto visa o estabelecimento de uma nova linha de pesquisa na área de oceanografia química, na FURG e no Brasil, e refere-se à tecnologia e inovação no desenvolvimento de sensores químicos. Estes sensores serão utilizados para quantificação e monitoramento (séries temporais) das concentrações de elementos químicos essenciais em processos biogeoquímicos marinhos, sendo desenvolvidos, a priori, com base em métodos voltamétricos, os quais tem sua eficácia comprovada para a determinação das concentrações de vários elementos químicos presentes na água do mar, inclusive no sedimento.

Através da parceria entre especialistas de diferentes áreas do IO, Escola de Engenharia (EE) e Escola de Química e Alimentos (EQA), assim como das universidades UPMC (França), Univ. de Liverpool e Instituto Rudjer Boskovic (Croácia), o projeto tem como objetivo estabelecer infra-estrutura necessária às diferentes fases do desenvolvimento, desde a concepção teórica, fabricação e testes em laboratório e in situ, em diferentes ambientes aquáticos nacionais e internacionais.

 

Subject: Arquivo