3º Fórum de demandas do Povo Tradicional Pomerano discutiu demandas das comunidades

O 3º Fórum de demandas do Povo Tradicional Pomerano (PomerSul) foi realizado entre os dias 20 e 23 de outubro, em diferentes locais visando oportunizar a participação da comunidade no levantamento de demandas sobre as necessidades de políticas públicas para atender os membros dos povos e comunidades tradicionais pomeranos. Em São Lourenço do Sul e em Canguçu, foram realizadas plenárias sobre as dimensões de infraestrutura, fomento e produção sustentável, acesso e permanência aos territórios e aos recursos naturais e inclusão social.

Este processo foi sistematizado em grupos e levado a uma plenária de sistematização na FURG no dia 23 de outubro, na qual os membros debateram temas e a por meio das demandas coletadas, sistematizaram as solicitações que serão enviadas as entidades civis e governamentais envolvidas no processo de garantia de direitos para os povos tradicionais do Brasil, bem como definiram formas de organização da sociedade civil por meio da Associação Pomersul.

Estas demandas serão levadas para o encontro da Comissão Nacional dos Povos e das Comunidades Tradicionais. O encontro será em novembro na capital Brasília. Participaram dessa ação a sociedade civil, membros das comunidades, pesquisadores, gestores, além da representante da Comissão Estadual dos Povos Tradicionais do Espírito Santo, Lilia Stein. O 3º PomerSul foi promovido pelo Núcleo Educamemória em parceria com Secretarias de Educação de Canguçu e de São Lourenço do Sul, Universidade Federal de Pelotas e FURG. Os desdobramentos serão encaminhados para o conjunto dos Movimentos Sociais e entidades governamentais.

Paralelo a esse processo, foi realizado 1º Curso de Língua, Cultura e Escrita Pomerana na região, o qual foi ministrado por Lília Jonat Stein. O curso teve a participação de alunos de São Lourenço do Sul, Canguçu, Arroio do Padre, Cristal, Camaquã e Morro Redondo.

 

Subject: Arquivo