Encontro discute a prática docente na reescrita do projeto político pedagógico

{000024115000000425}O Pacto Nacional pelo Fortalecimento do Ensino Médio é um programa que tem como meta promover a formação continuada dos professores e coordenadores pedagógicos que atuam no ensino médio da rede estadual de ensino. Até sexta-feira, 26, o Cidec-Sul sedia mais um encontro do programa com o objetivo de possibilitar a compreensão das diretrizes, criando um espaço para a reflexão coletiva sobre a prática docente e a importância da participação de todos os atores do processo educativo na reescrita do projeto político pedagógico da escola. Estão sendo abordadas as seguintes áreas do conhecimento: Ciências Humanas, Ciências da Natureza, Linguagens, Matemática e Organização do Trabalho Pedagógico no Ensino Médio.

Na noite desta terça-feira, 23, foi realizada a cerimônia de abertura do encontro. Estiveram presentes a reitora da FURG, professora Cleuza Dias, o secretário estadual de educação, José Clóvis de Azevedo, a coordenadora do pacto, professora Elaine Nogueira da Silva, a diretora de avaliação e desenvolvimento da Graduação, professora Silvana Maria Zasso, a pró-reitora de Extensão e Cultura, professora Angélica Miranda e o pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação da FURG, professor Ednei Primel, entre outras autoridades.

Na cerimônia, Azevedo destacou que a escola não é mais o centro da informação. Estamos superando o paradigma de concepção de conhecimento. Não há como armazená-lo. Ele transcende os muros da escola. Temos que transformar a escola em um espaço de construção, ressaltou o secretário.

Em sua fala, Cleuza Dias fez uma referência do desenvolvimento do programa aos 45 anos da FURG. Para ela, encontros em que os professores estão empenhados em qualificar a formação e, consequentemente, a nação por meio da formação dos jovens, marcam a história da Universidade. Quando a instituição se propõe a dialogar com os professores, ela reconstrói seus saberes. O Plano Nacional de Formação de Professores da Educação Básica, instituído em 2007, mudou nosso país e se tornou um marco para a educação, afirma.

Após a cerimônia de abertura foi realizada a palestra Linguagem e Subjetividade pelo professor da Universidade Estadual de Campinas, João Wanderley Geraldi. João trabalhou a construção da identidade profissional do professor. Não é mais na escola que você aprende. Em qualquer pesquisa, seja no Google ou em qualquer outra ferramenta, os alunos irão encontrar mais respostas que um professor pode oferecer. A função da escola hoje é outra. Ela é o único espaço disponível na sociedade para refletir e discutir temas e compreender o momento que estamos vivendo, disse.

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