Seminário da FURG discute sobre as inter-relações entre Educação, Justiça Social e Direitos Humanos

A educação como direito humano fundamental, a justiça social nos espaços educativos e as múltiplas formas de violação dos Direitos Humanos são algumas das interfaces em pauta na Universidade Federal do Rio Grande (FURG), durante o 1º Seminário de Direitos Humanos, Educação e Justiça Social. As atividades do evento, que ocorre em 24 e 25 de setembro no Campus Carreiros, são organizadas no Centro Integrado de Desenvolvimento do Ecossistema Costeiro e Oceânico do Extremo Sul (Cidec-Sul), na Faculdade de Direito e na Secretaria de Educação a Distância (Sead). A promoção é do Centro de Referência em Direitos Humanos (CRDiH), da Faculdade de Direito e do mestrado em Direito e Justiça Social.

Na abertura do seminário, na manhã de quarta-feira, a reitora da FURG, Cleuza Dias, destacou a importância de pensar sobre a Educação e Direitos Humanos para a formação de uma sociedade mais solidária e cooperativa. É uma temática fundamental no nosso contexto regional, nacional e internacional. Essas questões nos ajudam na formação de cidadãos. Desejo, assim, que o evento nos ajude a pensar num mundo e numa universidade melhores, afirma. Também participaram da mesa de abertura o diretor da Faculdade de Direito da FURG, Carlos André Birnfeld, o coordenador do Centro de Referência em Direitos Humanos, Renato Duro Dias, e o representante do Diretório Acadêmico do curso de Direito, Lúcio Machado.

Após a mesa de abertura, o professor da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Antônio Carlos Wolkmer, proferiu a palestra: Os Direitos Humanos e novo Constitucionalismo Latinoamericano. Entre as reflexões propostas por Workmer, está a necessidade de tomada de consciência sobre a importância de um pensamento crítico no Direito para se chegar às transformações sociais. Atualmente, segundo o professor, há a consolidação de uma cultura elitista, que valoriza os Códigos e a interpretação dos grandes juristas, responsável por promover o distanciamento entre Direito e a realidade social. Devemos trabalhar o Direito a partir das nossas práticas sociais. O Direito se contrói nas lutas, diz.

Para encerrar as atividades da manhã de quarta-feira, o professor Fernando Amaral, acompanhado da cantora Sara Leona, apresentou-se com intervenções artísticas no Cidec-Sul, interpretando canções da música popular brasileira. À tarde, o 1º Seminário de Direitos Humanos, Educação e Justiça Social segue com os Grupos de Trabalho na Faculdade de Direito (Prédio 6). Na programação da noite, estão previstas as participações dos professores Maria Cecilia Lorea Leite, da Universidade Federal de Pelotas (UFPel), e de João Virgílio Tagliavini, na Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), no painel Direitos Humanos e Educação Jurídica.

Programação do Seminário para 24 e 25 de setembro

 

Gallery

A reitora Cleuza Dias, em sua fala de abertura no 1º Seminário de Direitos Humanos, Educação e Justiça Socia

A reitora Cleuza Dias, em sua fala de abertura no 1º Seminário de Direitos Humanos, Educação e Justiça Socia

Subject: Arquivo