Congresso demarca e discute os 50 anos do golpe militar

{000024063000000399}Teve início nesta terça-feira, 16, o Congresso Internacional 1964-2014 o cinquentenário do golpe que ceifou o processo democrático: história & memórias. A atividade é promovida pelos cursos de História do Instituto de Ciências Humanas e da Informação (ICHI) da FURG e tem como objetivo promover o debate acadêmico e testemunhal sobre esse processo histórico, por meio de palestras, mesas de discussões e apresentação de trabalhos.

De acordo com um dos organizadores do evento, professor Juarez Fuão, o congresso é um espaço que possibilita melhorar a compreensão de um processo histórico, cujas sequelas permanecem até os dias de hoje. O congresso segue até sexta-feira, 19, no Cidec-Sul da FURG. A programação completa está disponível aqui.A FURG TV fará a cobertura ao vivo do evento pelo canal 15 da NET (digital), 6 (analógico) e no Canal 7 da Blue. O programa FM Café, que vai ao ar na FURG FM (107,6) também será realizado diretamente do evento.

Cerimônia de abertura

Para dar início às atividades do congresso, na tarde de hoje, 16, foi realizada a cerimônia de abertura, a qual contou com a presença dos organizadores do evento, professores Juarez Fuão, Marcelo França e Francisco das Neves Alves, da diretora do Instituto de Ciências Humanas e da Informação (ICHI) da FURG, professora Derocina Alvez Campos Sosa, da secretária de comunicação da FURG, jornalista Rosane Borges Leite e da pró-reitora de Extensão e Cultura, professora Angélica Miranda.

Na ocasião, Francisco Alves ressaltou que a realização do congresso nasceu de um esforço coletivo e que marca uma data importante na história do país. Segundo o professor, o congresso visa refletir, analisar e melhorar a compreensão dos fatos referentes ao episódio. Para a professora Derocina, atividades como estas buscam manter vivos os debates em torno de temas polêmicos e atuais. O congresso conta com a participação de outras áreas que fazem parte das ciências humanas e da informação. Isso demonstra que essas pontes em direção a outras áreas são de extrema importância, pois fazem com que mais estudantes, professores e pesquisadores se envolvam nesses temas, afirma. A pró-reitora Angélica Miranda parabenizou a realização do evento e disse sabemos que eventos com essa temática ocorrem em diferentes pontos do Brasil, todos com o objetivo de reunir, resgatar e debater esse momento tão difícil. E para nós da Universidade é um prazer estarmos recebendo estudantes e especialistas de diversos lugares do mundo, disse.

Palestra A Ditadura e a herança maldita do cinismo

A primeira atividade do congresso foi ministrada pelo jornalista Luiz Cláudio Cunha. A palestra intitulada A Ditadura e a herança maldita do cinismo buscou resgatar fatos ocorridos no período de 1964-2014 e como o papel da imprensa interferiu nesse processo.

Arquivos

foto

 

Subject: Arquivo