Propesp participa de seminários em Brasília

O pró-reitor de Pesquisa e Pós-graduação da FURG, Ednei Primel, participou, nesta semana, em Brasília, do Seminário Pós-graduação em Segurança e Defesa, promovido pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), em parceria com o Ministério da Defesa. O encontro, que reuniu especialistas de todo país, teve como meta contribuir para a realização de pesquisas científicas e tecnológicas, assim como para a consolidação da pós-graduação stricto sensu voltada para os temas da segurança e defesa nacional.

O seminário abordou os recursos humanos e de infraestrutura disponíveis em diferentes instituições de ensino e pesquisa, que podem ser utilizados na formação de mestres e doutores para o desenvolvimento e a construção do conhecimento brasileiro nessas áreas.

A intenção é que, a partir deste encontro, surjam propostas para a criação, na Capes e em outras agências de fomento, de uma área de Segurança e Defesa Nacional, com recursos de fomento e de bolsas nacionais e internacionais, assim como a implantação de redes de cooperação acadêmica no país com interesse prioritário nessa matéria.

Inovações em Práticas, Gestão e Políticas Educacionais

Ainda com agenda em Brasília, na quinta-feira, 14, o professor Ednei Primel participou, no edifício-sede da Capes, do Seminário Inovações em Práticas, Gestão e Políticas Educacionais, organizado pela Fundação Getúlio Vargas (FGV) em parceria com a Capes. O evento reuniu autoridades e especialistas nacionais e internacionais com o objetivo de debater inovações na educação em temas como educação virtual, qualidade no ensino básico e práticas de incentivo, entre outras.

Participaram como palestrantes do seminário o secretário de Ensino Superior do Ministério da Educação, Paulo Speller; o presidente do FNDE, Romeu Caputo; Eric Bettinger, da Universidade de Stanford; Brian Jacob e Susan Dynarski, da Universidade de Michigan; Gustavo Bobonis, da Universidade de Toronto; entre outros.

Durante a abertura, o presidente da Capes, Jorge Almeida Guimarães, ressaltou a atuação da Coordenação e de seus programas como forma de inovar e qualificar a educação básica brasileira. Hoje o nosso maior desafio e o nosso melhor instrumento de inclusão é a educação básica, daí a importância do sucesso de programas com esse propósito, disse. Guimarães também estabeleceu como metas para a Capes a continuidade e expansão dos programas existentes, o incentivo à relação universidade e educação básica e a valorização do professor por meio de planos de carreira.

Segundo o ministro da Educação, Henrique Paim, apesar de ter passado por avanços significativos nas áreas de gestão, financiamento e mensuração de resultados, a educação brasileira precisa ter como foco a formação e valorização de professores. Sem a devida valorização do professor não conseguiremos avançar. Nesse sentido, é importante destacar a atuação da Capes por meio de tantas iniciativas direcionadas à formação de professores, disse.

 

Subject: Arquivo