Curso de Turismo Binacional realiza ações de Educação Patrimonial

Os acadêmicos do sétimo semestre do curso de Turismo Binacional da FURG, matriculados na disciplina Turismo, História, Ambiente e Ensino, receberam a tarefa de desenvolver e aplicar ações de Educação Patrimonial com as comunidades dos municípios de Santa Vitória do Palmar e Chuí. O objetivo, de acordo com o professor Maurício Ragagnin Pimentel, foi de habilitar os futuros turismólogos no uso de instrumentos de gestão em projetos e possibilitar a prática vinculada ao ensino.

No total, foram realizados cinco projetos, sendo três deles direcionados às turmas da educação básica, outro realizado com estudantes com deficiência mental do NEJA, e uma exposição fotográfica realizada na rodoviária tendo a arte cemiterial de Santa Vitória do Palmar como conteúdo.

A acadêmica Érica Ramos realizou atividade com 16 alunos com deficiência mental matriculados no NEJA, que frequentam o Centro de Referência em Atendimento Educacional Especializado (CRAEE Albanir Lorenciano Garrés). Ao final, foi doado um jogo da memória que já foi utilizado pelo CRAEE em outras ocasiões.

O grupo composto pelos estudantes Adenir Echeverria, Juliana Arin e Emília Heller realizou uma aula com os alunos da Escola Municipal Getúlio Vargas, localizada próximo ao porto de Santa Vitória do Palmar. As atividades envolveram reflexão sobre a importância do porto e da lagoa mirim para a comunidade.

A dupla Miguel Jacques e Daniela Cortês desenvolveu a ação com os estudantes da Escola Dr. Francisco Osvaldo Anselmi, e centrou-se na reflexão sobre o patrimônio imaterial da região, os bens edificados do município e a vida do patrono da escola.

As acadêmicas Cecília Pino e Eliane Silva realizaram uma saída de campo com uma turma de 4ª série da Escola Estadual Marechal Soares Andrea. Com apoio da Secretaria Municipal de Educação no transporte, o roteiro contemplou os bens patrimoniais do Chuí.

Voltada para um público mais amplo, as discentes Cláudia Schwab e Michela Dornelles realizaram na rodoviária municipal a exposição fotográfica Campo Santo, cujo tema foi a estatuária do Cemitério Civil de Santa Vitória do Palmar.

Ao longo do semestre, a aplicação prática das atividades planejadas pelos acadêmicos exigiu que as mesmas fossem adequadas de acordo com as limitações e riscos impostos.

Também foi previsto nos projetos a avaliação das ações por parte do público-alvo que, através dos instrumentos disponibilizados, manifestou sua aprovação em relação à iniciativa, sugerindo mais ações da universidade que dinamizem o cotidiano da comunidade.

 

Subject: Arquivo