Pesquisa de professores da Famed ganha repercussão internacional

Aproximadamente 300 milhões de pessoas no mundo têm asma e a maioria dos pacientes são crianças. Os corticoides administrados por via inalatória são utilizados como tratamento de primeira linha em crianças com asma. Os professores da Faculdade de Medicina (Famed) da FURG, Linjie Zhang e Sílvio Prietsch, junto com um grupo de pesquisadores da Universidade de Montreal do Canadá, desenvolveram duas revisões sistemáticas da Cochrane, para avaliar efeitos de corticoides inalatórios no crescimento das crianças asmáticas.

A primeira revisão, com 25 estudos envolvendo 8471 crianças asmáticas, mostra uma redução média de aproximadamente 0,5 cm no crescimento da altura da criança no primeiro ano do tratamento com corticoides. A redução foi ainda menor nos anos subsequentes da terapia. A segunda revisão, com 22 estudos, sugere que o efeito supressor de corticoides no crescimento da criança é dose-dependente. Os pesquisadores enfatizam que, comparado com efeitos benéficos bem conhecidos de corticoides inalatórios na redução de risco de óbito, no controle dos sintomas, no melhoramento da função pulmonar e da qualidade de vida das crianças asmáticas, esta pequena redução no crescimento da altura é menos relevante. Deve-se sempre utilizar a menor dose possível de corticoides inalatórios em crianças asmáticas.

Os trabalhos científicos tiveram grande repercussão nas mídias internacionais. Confira as reportagens: Reuters,The Guardian,Daily Telgraph.

 

Subject: Arquivo