Reunião do Arranjo Produtivo Local Rio Grande e Entorno discute ações para a criação de Associação

Matéria atualizada em 28/06/14, às 13h10Na manhã de quinta-feira, 26, foi realizada uma reunião dos membros do Comitê Gestor do Arranjo Produtivo Local (APL) Rio Grande e Entorno e do Comitê Nacional do Projeto de Propostas de Política para Mobilização e Desenvolvimento de APLs para o Setor de Petróleo, Gás e Naval (Prominp Ind P&G 75). De acordo com o vice-reitor da Universidade Federal do Rio Grande (FURG), Danilo Giroldo, essa reunião é uma das mais importantes realizadas desde a mobilização do APL. Este será o momento em que os dois principais convênios firmados pelo APL com a Agência de Desenvolvimento e Promoção do Desenvolvimento (AGDI)se encaminham para a sua conclusão e sinalizam os primeiros passos de uma nova fase do APL, disse.

O primeiro convênio, associado com o apoio à governança do APL, encerra-se no mês de agosto; sua renovação depende da criação da Associação APL Polo Naval e Offshore de Rio Grande e Entorno. Segundo o representante da Câmara do Comércio de Rio Grande, Arthur Baptista, o papel da Associação é transferir a gestão e coordenação do APL da FURG para uma nova entidade, conforme já estava previsto no convênio firmado com a AGDI.

Em relação a esse convênio, na primeira parte da reunião foram discutidos dois objetivos principais. O primeiro se referiu ao lançamento da consulta pública ao estatuto da associação, que estará disponível a partir de hoje, 26, até o dia 27 de julho, por meio do site do APL Rio Grande e Entorno.

O segundo objetivo, apresentado por Baptista, delimitou prazos e explanou orientações sobre a assembleia de criação da Associação, que está prevista para o dia sete de julho. Baptista citou alguns temas que serão debatidos na assembleia, entre estes a constituição da associação e a aprovação do estatuto. Logo após, o professor da FURG Rafael Paes realizou uma apresentação geral do plano de desenvolvimento do APL, no qual destacou resultados parciais obtidos da pesquisa de campo. Paes também apresentou uma matriz SWOT, que norteia a estratégia do APL em curto, médio e longo prazo.

Como última atividade da reunião, os participantes foram distribuídos em grupos de trabalho. A metodologia foi realizada em três etapas. A primeira teve o intuito de validar a matriz por cada área de atuação; a segunda procurou identificar os objetivos estratégicos e as ações desse processo e, por último, foi realizado uma apresentação dos resultados de cada grupo, as quais serão analisadas posteriormente de forma mais profunda, para a elaboração da versão final do plano de desenvolvimento do APL.

 

Subject: Arquivo