Bolsista do IO/FURG realiza estágio no Canadá pelo Ciência sem Fronteiras

A empresa Rockland Scientific (RSI) apresenta os resultados temporários do primeiro programa de estágio do Instituto de Oceanografia (IO/FURG) com o programa Ciência sem Fronteiras. Através de uma troca bilateral entre o Canadá e o Brasil, a RSI levou Carolina Machado Lima de Camargo para o seu time oceanográfico para auxiliar no serviço de atendimento ao cliente e seus nos programas de pesquisa.

Carolina é aluna bolsista de Graduação do IO/FURG. Através do programa Ciência sem Fronteira, ela participou de dois semestres acadêmicos no Programa de Ciências Oceânicas na Universidade de British Columbia (UBC), Vancouver. Após completar a porção acadêmica do intercâmbio, os participantes do Ciência sem Fronteiras são encorajados a estagiar em uma instituição ou companhia de setor privado para ter uma experiência de trabalho do dia-a-dia do mundo real. Carolina demonstrou um forte interesse na área de Oceanografia Física e entrou em contato com a RSI nos meses finais de seu último semestre.

Sua experiência, entusiasmo e aptidão matemática foram imediatamente reconhecidos como um encaixe perfeito na empresa, e foi pedido que ela se mudasse para Victoria para trabalhar na RSI durante o verão. Para fazer estágio, ambas as partes construíram colaborativamente um plano de trabalho e um conjunto de metas e objetivos para os três meses de Carolina na RSI, diz o texto enviado pela empresa. Até agora as responsabilidades de Carolina incluíram atividades operacionais sob supervisão do doutor Rolf Lueck, vice-presidente de Ciências e Tecnologia da instituição. Nas primeiras semanas, Carolina recebeu treinamento e introdução de teorias de turbulência, assim como desenvolvimento e operação dos instrumentos de turbulência da RSI.

Com esse conhecimento, Carolina foi capaz de ajudar em casos de serviço ao consumidor nas áreas de Metodologia de uso do instrumento e de processamento e análise de dados. A aluna também tomou a iniciativa de traduzir para português o manual do Perfilador Vertical de Microestrutura (VMP-250) com o objetivo de ajudar usuários do instrumento no Brasil que não tenham um bom entendimento de Inglês, língua oficial do manual.

A principal meta do estágio de Carolina é completar um projeto de pesquisa, envolvendo o estudo de turbulência e mistura estuarina com o uso da instrumentação da RSI. A aluna realizou uma breve pesquisa bibliográfica para desenvolver uma pergunta e hipótese adequadas para seu projeto de pesquisa: Será que as marés causam dissipação de energia cinética turbulenta, ou seja, mistura vertical, na boca do estuário Saanich Inlet? Ela, então, desenvolveu uma metodologia experimental e um plano de trabalho de campo, indo para o mar no dia 16 de junho para coletar dados.

O próximo passo no trabalho de Carolina é pós-processar e analisar os dados coletados e, por fim, testar sua hipótese, resumindo seus resultados em um pôster científico. O resumo do pôster já foi submetido ao comitê científico da conferência PECS, Physics in Estuaries and Coastal Seas, que ocorrerá em outubro, em Porto de Galinhas, Pernambuco (PE). Os organizadores da conferência e a RSI compartilham o mesmo objetivo de atrair jovens cientistas à carreira em Oceanografia Física com foco em sistemas costeiros e estuarinos. Essa seria uma excelente oportunidade para Carolina, dado que a PECS é um fórum onde cientistas juniores se sentem confortáveis em apresentar e testar ideias recebendo críticas construtivas de profissionais experientes do ramo, explica a RSI.

Carolina tem sido um recurso para RSI no verão do Polo Norte, e levará uma próspera experiência na prática e teoria de medição de turbulência para IO-FURG em seu retorno. O envolvimento da aluna na RSI como uma estagiária do programa Ciência sem Fronteiras exemplifica uma situação vantajosa para as três partes, da perspectiva do aluno, universidade e companhia privada, acrescenta a RSI. O IO desenvolverá o primeiro estudo de medição de turbulência com sondas de cisalhamento de velocidade no Brasil, e planeja sediar um curso de extensão em turbulência oceânica em dezembro deste ano. Além de prolongar a relação entre a RSI e IO-FURG, essa experiência de estágio tem superado as expectativas, encorajando futuros alunos a se engajarem em estágios na RSI.

Sobre Rockland Scientific Inc

Rockland Scientific Inc, localizada em Victoria, British Columbia, Canadá, fornece sensores e instrumentos para medição de turbulência oceânica. Os instrumentos são dispostos de barcos ou sistemas ancorados ou dispostos através de hidroplanadores autônomos, flutuadores ou AUVs. O conjunto de medições da RSI é utilizado no mundo todo em uma ampla gama de disciplinas, como Pesquisa Climática, Energia Renovável Oceânica, Manejo Costeiro e Estudo de Erosões, e Pesquisa de Pesca.

Arquivos

Foto

 

Subject: Arquivo