Reitora da FURG participa de reunião com a presidenta Dilma Rousseff

A reitora da FURG, Cleuza Maria Sobral Dias, participou na quarta-feira, 21, no Palácio do Planalto, em Brasília, de reunião com a presidenta Dilma Rousseff, juntamente com o ministro da educação (MEC), Henrique Paim, o ministro de Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), Clélio Campolina, e os dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior do país. Na ocasião, os reitores apresentaram uma proposta de desenvolvimento para as Universidades Federais, para os próximos dez anos. O documento reafirma o compromisso das instituições com o desenvolvimento econômico e social brasileiro e com as políticas educacionais ao propor um projeto articulado baseado em seis eixos e em consonância com o Plano Nacional de Educação (PNE).

Ao entregar a proposta Agenda de desenvolvimento para as Universidades Federais, o presidente da Associação Nacional dos Dirigentes de Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes), Jesualdo Pereira explicou que as prioridades elencadas foram desenvolvimento regional, desenvolvimento nacional, inovação tecnológica, internacionalização, formação de professores e educação à distância. Essa agenda proposta consolida o REUNI e os novos câmpus interioranos, e fortalece a nova etapa de expansão que as Universidades Federais terão pela frente, considerando as especificidades das nossas 63 universidades e suas regionalidades, explicou o presidente da Andifes. De acordo com ele a proposta será aprofundada pelos dirigentes de todas as universidades e detalhada em reuniões com o MEC e MCTI.

A reitora Cleuza avalia que a reunião foi fundamental para firmar os compromissos do Governo Federal com as universidades públicas. Ao cumprimentar a presidenta, ela destacou o compromisso da FURG com o desenvolvimento local, em razão do Polo Naval, nas questões tecnológicas e sócio-ambientais e ratificou o convite para que a presidenta venha visitar a FURG.

Segundo a presidenta, as Universidades têm papel estratégico para o desenvolvimento do país e o Governo Federal está disposto a dar continuidade ao processo de expansão, com foco na qualidade. Dilma Rousseff afirmou ainda que é necessário combinar projetos de educação para transformar a economia do conhecimento em inovação, e apontou para os reitores alguns dos principais itens que o Governo Federal trabalha para alavancar a educação do país, como o programa Ciências em Fronteiras, o Sistema de Seleção Unificada (Sisu), e a implantação da lei de cotas. Ela também projetou investimentos na formação e valorização de professores, além da necessidade de aperfeiçoamento da relação com as empresas. Ainda em seu pronunciamento, a presidenta falou da importância da destinação do royalties do pré-sal para a educação e da construção de uma agenda pautada por esses novos investimentos e interligada ao PNE.

Dilma Rouseff destacou também o papel da Andifes, nos últimos 20 anos, no processo de construção de políticas públicas para o ensino superior brasileiro e falou que as Universidades Federais são referências de qualidade na produção de ciência e tecnologia. Na ocasião, a presidente assinou portarias que regulamentam a cessão do docente integrante do Plano de Carreiras e Cargos de Magistério Federal, alteram o Programa de Dispêndios Globais (PDG) das empresas estatais federais para 2014, e regulamentam os convênios e os critérios de habilitação de empresas, como finalidade o financiamento ou a execução de projetos de ensino, pesquisa, extensão, desenvolvimento institucional, científico e tecnológico e estímulo à inovação.

 

Gallery

Subject: Arquivo