Jovens discutem educação e mercado de trabalho no evento "Diálogos com a Juventude"

Evento reuniu aproximadamente 2 mil alunos no Cidec-Sul da FURG

Oportunizar um espaço para dialogar com os jovens de escolas públicas sobre temas que abordam a formação profissional e o mercado de trabalho atual. Esse é apenas um dos objetivos da atividade Diálogos com a Juventude, que foi realizada nesta terça-feira, 6, no Cidec-Sul da FURG. O evento é promovido pela Secretaria de Ciência, Inovação e Desenvolvimento Tecnológico do Estado do Rio Grande do Sul e pela Secretaria de Estado da Educação (Seduc). Em Rio Grande, o evento conta também, com o apoio da FURG e da Prefeitura Municipal.

As atividades foram realizadas nos períodos manhã e tarde, com foco nos estudantes do ensino médio. As escolas foram recepcionadas por uma estrutura aconchegante com puffs, telões e um ambiente para apresentações, o que acabou colaborando para a integração entre os alunos. De acordo com o assistente administrativo da Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis (Prae), Júlio San Martins, o evento recebeu cerca de mil alunos em cada turno. Para começar as atividades, na asa norte do Cidec-Sul, o artista ADJ animou os presentes com um rap que falava sobre o interesse e a persistência que o jovem deve ter para buscar a qualificação. Logo após, o artista explanou os objetivos do encontro para os presentes.

Mas foi no auditório do Cidec-Sul que os questionamentos foram apresentados e debatidos. Para organizar as idéias, os temas abordados foram divididos entre dois pilares: Juventude e mundo do trabalho e Juventude e perspectivas/oportunidades de qualificação e formação profissional. No palco, estavam o mediador da conversa e representantes do governo, da prefeitura, da FURG e de outras instituições ligadas ao evento. Além das discussões, o evento proporcionou um espaço para divulgação de iniciativas como o Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec), o qual qualifica jovens em diferentes áreas de atuação. Foram realizadas também três oficinas com os temas: diversidade, plebiscito e rap.

O pró-reitor de Assuntos Estudantis da FURG Vilmar Pereira participou do evento e afirmou que espaços que possibilitam discussões sobre o alcance à formação e à problematização de um modelo para o mercado de trabalho ajudam no desenvolvimento e na emancipação social desses jovens que serão o futuro do país. Nos últimos anos, a FURG tem recebido muitos estudantes oriundos de escolas públicas e essa constatação só vem a reforçar a ideia de que a Universidade é uma instituição pública, de qualidade e totalmente popular, ressalta o professor, quando se refere ao ingresso dos estudantes na Universidade, realizado exclusivamente através do Sistema de Seleção Unificação (Sisu).

Saymon Corrêa, Roselaine Gomes e Marcela Oliveira são alunos de um curso técnico e estiveram presentes nas discussões do evento. O trio de colegas, com idades de 17, 19 e 21 anos, conta que ingressou no curso técnico por já saber da importância de qualificação, ainda mais em um momento em que a cidade se encontra em plena extensão. Termino o curso na metade de 2015 e penso em entrar na Universidade após esse processo. Creio que existem muitas oportunidades pra quem busca estar sempre qualificado, diz Saymon.

Rio Grande foi o primeiro local a receber o evento. Os próximos destinos são Santana do Livramento, Novo Hamburgo, Caxias do Sul, Santa Rosa e Porto Alegre.

 

Subject: Arquivo