Jornalista Claudio Savaget palestra na FURG

Dividir experiências e ampliar a visão do fazer jornalístico. Essa foi a proposta da palestra proferida pelo jornalista Claudio Savaget, que ocorreu no Cidec-Sul, na tarde desta quarta-feira, 23. A iniciativa foi um convite da Pró-reitoria de Extensão e Cultura e do Museu Oceanográfico Prof. Eliézer de Carvalho Rios. Com o tema Timor Leste: uma ilha entre o Índico e o Pacífico. O encontro de Dois Mundos, Savaget relatou sua trajetória desde a época em que era repórter do programa Globo Ecologia, oportunidade em que viajou a trabalho para o país, até o momento em que decidiu trocar a vida agitada do Rio de Janeiro pelo desafio de viver na jovem República Democrática do Timor-Leste.

Em minha primeira experiência no Timor, em 2002, tudo era muito provisório e cheirava a queimado, herança dos ataques do exército indonésio que devastou e marcou a história daquele país, especialmente com o massacre de Santa Cruz. Mas, ao longo do tempo, pude ver que temos muitas paixões compartilhadas, e que o Timor Leste tem com o Brasil uma relação de irmão mais velho. Então, em 2013, depois de quatro décadas servindo profissionalmente ao nosso país, achei que seria mais justo trabalhar e contribuir como voluntário na criação de uma nova democracia. E fui morar lá, disse o jornalista.

De acordo com ele, estar fora dessas relações culturais de consumo permite ao homem a visão de que é necessário muito pouco para viver feliz e realizado. Claudio Savaget está produzindo um documentário sobre a história do Timor Leste, cultura, hábitos, religiosidade, entre outros aspectos, que deverá ser lançado após a Copa do Mundo de 2014.

 

Gallery

Subject: Arquivo