Professor Jorge Luis Nicolas (PUCRS) realiza palestra sobre a Educação no Ensino Superior

Na manhã desta sexta-feira, 21, a FURG recebeu a visita e a palestra do pró-reitor de Pós-Graduação e Pesquisa da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS), professor Jorge Luis Nicolas Audy. O professor ministrou a palestra Inovação na educação e os cenários da educação superior no século XXI, a convite da Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação da FURG.

Inovação. Este foi principal tema discutido durante o encontro que contou com a participação do pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação da FURG, Ednei Primel, do assessor do Parque Tecnológico da FURG (Oceantec), Artur Gibbon, do coordenador de Empreendedorismos e Incubação de Empresas, professor Luciano Maciel Ribeiro e da coordenadora de Acompanhamento à Pós-Graduação, Gionara Tauchen. Como base das discussões, o professor relatou a experiência e algumas das atividades realizadas no Parque Científico e Tecnológico da PUCRS (Tecnopuc), o qual tem como objetivo estimular a pesquisa e a inovação por meio de uma ação simultânea entre academia, instituições privadas e governo. Segundo o professor, empresas de diferentes portes, entidades e centros de pesquisa da própria Instituição estão sediados numa área de 5,4 hectares, localizada no campus da Universidade, em Porto Alegre.

Jorge ressaltou a importância da inovação dentro das universidades e quais os benefícios que projetos e pesquisas realizados nessa área podem contribuir para o desenvolvimento da região onde está inserido. De acordo com o professor, existe uma grande necessidade de abrir outras fontes de captação de recursos, como empresas, agências, entre outros setores que invistam nesta área. Atualmente, cerca de 70% dos recursos utilizados no Tecnopuc são fruto de investimentos de empresas em pesquisas e projetos de empresas. Somente 30% são providos de órgãos federais como, CAPES e CNPq, afirma Jorge.

Ainda no encontro, Jorge contextualizou os três maiores desafios do Ensino na Educação Superior na atualidade, que são eles: inovação, internacionalização e interdisciplinaridade. Com relação à inovação, o professor enfatizou que é preciso fazer com que os projetos e as pesquisas saiam do papel e tornem-se realidade. Através de implantações nessas áreas, é possível gerar riqueza e agregar valor ao desenvolvimento econômico da região, colaborando em diversas áreas da sociedade. É preciso ver resultados, disse.

O professor ainda participou de outras atividades na Universidade durante a tarde desta sexta-feira, 21.

 

Subject: Arquivo