Projeto Olhares Sul-Rio-Grandenses na Formação continuada de Jovens e Adultos retoma atividades em 2014

Na noite do dia 14 de março, foi realizada mais uma atividade do Projeto Olhares Sul-Rio-Grandenses na Formação Continuada de Jovens a Adultos. Visando a retomada das atividades, o encontro contou com a presença do Pró-reitor de Assuntos Estudantis e coordenador geral do projeto, professor Vilmar Pereira, da Pró-reitora de Extensão e Cultura da FURG, professora Angélica Miranda, da coordenadora da formação continuada na FURG (Proext), professora Sabrina Barreto, da coordenadora da 18ª Coordenadoria Regional de Educação (CRE), professora Neila Silva, da superintendente pedagógica da Secretaria de Município da Educação (SMEd), professora Juliane Alves e dos mais de 200 professores atuantes na Educação de Jovens e Adultos (EJA).

A atividade teve início com uma breve explanação sobre o Projeto de Formação Continuada, atividades realizadas em 2013, metas para 2014, relato da educanda egressa da EJA, Denise Miranda, e finalizou com o relato da educadora Rosane Rodrigues, discorrendo sobre a importância do trabalho desenvolvido na EJA. De acordo com o coordenador do projeto, Vilmar Pereira, ações como essas reforçam a possibilidade concreta de trabalhar de forma articulada e em parceria aproximando ainda mais três grandes esferas públicas comprometidas com a educação crítica e emancipadora - FURG/18ªCRE/SMEd.

O Projeto

O projeto é desenvolvido no âmbito do Plano Nacional de Formação dos Professores da Educação Básica, voltados a EJA na Diversidade e Inclusão Social, dentro da Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização, Diversidade e Inclusão (Secadi). O trabalho se propõe a discutir e apresentar uma proposta concreta de Formação Continuada aos Educadores e Educadoras da EJA, oferecendo um curso com seis turmas através da demanda e da parceria com a 18ª CRE e da Smed.

Assim, a proposta de formação envolve educadores da Educação Básica de escolas situadas nos municípios de São José do Norte, Rio Grande, Santa Vitória e Chuí. Trata-se de uma solicitação que vinha sendo feita pelas duas instituições públicas. Os fundamentos teóricos metodológicos do curso visam proporcionar aos cursistas o acesso às teorias do conhecimento, que subsidiam a compreensão da realidade do educandos da EJA, que contemple suas experiências, vivências e memórias e que oportunize a partilha das práticas docentes.

 

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