Feira do Polo Naval: 4º dia de atividades

Arranjos industriais em debate na 3ª Feira do Polo Naval

As Políticas de Apoio a Arranjos Industriais, Cooperativos no Setor de Óleo, Gás e Naval: Competitividade e Desenvolvimento Social foi o tema do terceiro painel da Navtec, na manhã desta sexta-feira, 14. O evento integra a 3ª Feira do Polo Naval, que está sendo realizada no Cidec-Sul. Esteve na platéia, ao lado do vice-reitor Danilo Giroldo, Helle Moen, diretora no Brasil da Innovation Norway e que havia realizado palestra anteriormente.

O coordenador deste painel foi João Rossi, também coordenador geral de Petróleo, Gás e Naval do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comercio Exterior. O assessor do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), Walsey Magalhães, abordou as políticas da instituição voltadas aos arranjos produtivos locais. O diretor de Produção e Inovação da Agência Gaúcha de Desenvolvimento e Promoção do Investimento (AGDI), Sérgio Kapron, tratou do programa de fortalecimento das cadeiras e arranjos produtivos locais. Segundo ele, o governo gaúcho possui uma política industrial com o objetivo de incentivar esse setor. Só há desenvolvimento com o comprometimento das instituições públicas e privadas com a governança e as agendas de ações.

Jorge Boeira, coordenador da área de Energia da Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI), revelou que a sua entidade assinou convênio com a Petrobras no sentido de ampliar a capacidade da oferta da indústria nacional frente às demandas de petróleo e gás. Isso através da estruturação da governança dos Arranjos Produtivos Locais.

Workshop Energia Eólica: Presente e Futuro na Região

Foi realizado nesta sexta-feira, 14, o Workshop Energia Eólica: Presente e Futuro na Região. O evento promovido pela Universidade Federal do Rio Grande e Prefeitura Municipal do Rio Grande, teve como objetivo pautar diversos aspectos sobre a energia eólica na região, incluindo o desenvolvimento científico e tecnológico e a formação de recursos humanos neste setor. A iniciativa é mais uma ação coordenada para consolidar o protagonismo da Região Sul do RS no setor da energia eólica.

O diretor de Inovação Tecnológica da FURG, Vinícius de Oliveira, mediou as conversas realizadas durante o evento. Entre os participantes, a professora aposentada da FURG e integrante do Grupo de Pesquisa em Fontes Alternativas de Energia, Sônia dos Santos, relatou suas experiências em pesquisas sobre as características dos ventos da região. Sobre as inovações e os investimentos no setor, a professora afirma que sempre haverá pessoas interessadas em trabalhar com os ventos da região.

Assinatura

A programação da manhã de sexta-feira incluiu também a assinatura do protocolo de lançamento da criação do Centro de Pesquisa Eólica, que o prefeito do município de Rio Grande, Alexandre Lindenmeyer, assinou junto com os parceiros da Universidade Federal do Rio Grande (FURG) Universidade Federal de Santa Maria, Universidade Federal de Pelotas e demais empresas e instituições como a Eletrosul, Ideal e Sindeólica.

Último dia do Seminário de Direito

Entre os três painéis discutidos durante o Seminário de Direito da Feira do Polo Naval, na tarde desta sexta-feira, 14, foram discutidos assuntos ligados a área de Direito Ambiental. Esta área do conhecimento jurídico estuda as interações do homem com a natureza e os mecanismos legais para a proteção do meio ambiente. No Brasil, o emergente Direito Ambiental estabelece novas diretrizes de conduta, fundamentadas na Política Nacional do Meio Ambiente (lei 6.938, de 31/8/81). Esse código estabelece definições claras para o meio ambiente, qualifica as ações dos agentes modificadores e provê mecanismos para assegurar a proteção ambiental.

O Seminário abordou nesta tarde os seguintes assuntos: Aspectos legais do licenciamento ambiental de usinas de aproveitamento de resíduos, com a advogada e consultora do Centro Nacional de Produção Mais Limpa e membro do Conselho de Desenvolvimento do Meio Ambiente (Codema), Luisa Falkenberg; Parceria Público-Privada, concessão e consórcio: os regimes jurídicos de destinação de resíduos sólidos urbanos, com o advogado e sócio da FH Cunha Sociedade de Advogados, Marlon Leiri; Valorização Energética de Resíduos Sólidos no Brasil e Estruturas de Financiamento, com o gerente do Departamento de Meio Ambiente do BNDES, Guilherme Martins; Planta de valorização energética de resíduos urbanos case Solví, com o engenheiro Civil, gerente de aterros e destinação final Solví Ambiental, Eleusis Di Creddo.

FURG lança edital de pré-incubação de empresas

Propostas devem integrar Parque Tecnológico Oceantec

A Universidade Federal do Rio Grande, através da Diretoria de Inovação Tecnológica da Pró-reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, lançou o edital de pré-incubação da Innovatio a Incubadora de Empresas de Base Tecnológica da FURG, na tarde desta sexta-feira, 14, durante a Feira do Polo Naval.

O período de pré-incubação tem como objetivo identificar propostas em fase inicial ou desenvolvimento que passarão por um processo de acompanhamento e de avaliação técnica e econômica para análise de viabilidade. Esta etapa permitirá ao jovem empreendedor ter uma análise mais aprofundada da tecnologia que implementa, do ponto de vista mercadológico e de desenvolvimento do produto, processo e serviço. Serão selecionadas até 20 propostas de criação de empreendimentos tecnológicos.

Essa iniciativa vai dar ainda mais vida ao Oceantec (Parque Tecnológico) e concretizar a missão de desenvolver a matriz produtiva, num contexto acadêmico de cerca de 13 mil estudantes. Será um mecanismo importante de promoção de idéias empreendedoras, disse o vice-reitor da FURG Danilo Giroldo. O Oceantec é o Parque Tecnológico que está sendo construído em uma área de aproximadamente 5 hectares no campus sede da FURG em Rio Grande.

 

Subject: Arquivo