Morre o ativista cultural Giba Giba

Foi sepultado nesta terça-feira, 4, em Porto Alegre, o ativista cultural Gilberto Amaro do Nascimento, o Giba Giba. Cantor, compositor e instrumentista, Giba Giba estava internado no Hospital de Clínicas desde o dia 20 de janeiro, quando foi submetido a uma cirurgia para a retirada de um tumor no duodeno. Segundo o hospital, a causa da morte foi uma parada cardíaca em consequência de complicações da cirurgia. O músico teve grande influência na região e mantinha uma forte ligação com a área cultural da FURG, em especial com o Pontão de Cultura Geribanda.

Giba Giba

Natural de Pelotas, Giba Giba foi um percussionista reconhecido nacionalmente, considerado pela crítica um dos maiores nomes na utilização do tambor sopapo, instrumento que representa a identidade musical do Rio Grande do Sul. Difusor da cultura negra no Estado, criou e participou de festivais de música, foi conselheiro de Cultura do Estado do Rio Grande do Sul e laureado cidadão emérito de Porto Alegre pela Câmara de Vereadores. Giba Giba esteve na FURG em dezembro de 2013, quando participou de dois eventos em alusão a ação 20 de Novembro: Luta Negra, promovida pela Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis (Prae), através da Coordenação de Ações Afirmativas (Dides), com o apoio da Coordenação de Bem Viver Universitário (Dae) e da Diretoria de Arte e Cultura (Proexc).

Giba Giba ministrou a palestra-show Unidade de Conduta, na qual conversou com o público presente, sobre temas ligados as raízes da cultura e os processos de formação e transformação da pátria. Após a palestra, o maior divulgador do grande tambor, realizou seu show no palco do Prédio do Núcleo de Extensão em Música da FURG, e aproveitou o momento para agradecer os espectadores, com o som do seu sopapo, acompanhado de Xiko Mestre no violão, Filipe Narcizo no baixo contando ainda com Bruno Coelho e Edu do Nascimento na percussão. Segundo a equipe produtora do artista, esta foi sua última apresentação.

 

Gallery

Subject: Arquivo