Professores da FURG participam de projetos interinstitucionais

Três professores do Instituto de Oceanografia (IO/FURG) foram contemplados pelo edital 043-2013 da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), instituição que fomenta pesquisas e atividades na área de Ciências do Mar. Dentre os objetivos desse edital estão a realização de projetos conjuntos entre equipes de diferentes Instituições de Ensino Superior do país, contemplando o desenvolvimento de pesquisa cientifica e tecnológica e a formação de recursos humanos em Ciências do Mar.

O professor Maurício Mata coordenará o projeto "Estudos Avançados em Oceanografia de Médias e Altas Latitudes" em colaboração com professor Luciano Pezzi, do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe). O projeto é uma iniciativa do Grupo de Oceanografia de Altas Latitudes (GOAL) e congrega, em uma abordagem multidisciplinar, temas que abrangem o estudo da oceanografia polar, a problemática da interação oceano-atmosfera e das trocas de dióxido de carbono (CO2) entre esses dois meios e a síntese da vulnerabilidade climática com foco nos oceanos Atlântico Sul e Austral.

O projeto "Toxicocinética de Biocidas Utilizados em Sistemas Anti-Incrustantes" tem como objetivo o desenvolvimento e aplicação de ferramentas para avaliação da qualidade ambiental, como aprimoramento de métodos analíticos, avaliação toxicocinética desses contaminantes no interior de organismos e aplicação de biomarcadores para verificação dos efeitos biológicos gerados. Adicionalmente, a proposta pretende apontar uma espécie de peixe de ampla distribuição nacional para padronização sobre esse tipo de avaliação ambiental. O projeto será coordenado pelos professores Gilberto Fillmann e Ednei Gilberto Primel.

O professor Paulo Calil irá colaborar na coordenação do projeto "Rede de Estudos da Corrente do Brasil na Margem Continental Sudeste-Sul - Remarsul", que será coordenado pelo professor Ilson da Silveira, do Instituto de Oceanografia da Universidade de São Paulo. O objetivo é a criação de uma rede de pesquisas sobre a corrente do Brasil, com ênfase na dinâmica de mesosescala, de submesoescala e das interações entre o oceano costeiro e o oceano aberto na região da margem continental Sudeste-Sul. A obtenção do apoio da Capes a esses projetos representa uma grande conquista e será uma importante contribuição para as atividades de pesquisa e ensino no IO, diz o professor José Muelbert, da FURG.

 

Subject: Arquivo