FURG apoia instalação de estação científica no continente antártico

O Laboratório de Monitoramento da Criosfera (LaCrio) da FURG e do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia da Criosfera (INCT da Criosfera) participou do apoio do Instituto Antártico Chileno (Inach) para a escolha do local de instalação da Estación Polar Científica Conjunta Glaciar Unión (EPCCGU), no interior do continente antártico. A EPCCGU, ou laia, que na língua do povo yagán (antigos habitantes do sul do Chile) significa mais austral que o sul, é uma estação científica multidisciplinar instalada pelo Chile na geleira Union, região das montanhas Ellsworth.

As atividades de apoio às forças armadas do Chile, encarregadas da instalação da estação científica, ocorreram entre os dias 16 e 18 de novembro e entre 1º e 22 de dezembro do ano passado. Consistiram no levantamento com radar de penetração no solo (GPR) de uma área previamente selecionada na geleira Union com base na interpretação de imagens de satélite para certificação da ausência de fendas na superfície da geleira e de apoio para a escolha de uma área para pista de pouso e decolagem de aviões com esquis.

Além disso, com o objetivo de dar prosseguimento às investigações glaciológicas iniciadas em 2011 pelo LaCrio/FURG/INCT da Criosfera e Inach, foram realizadas medidas de velocidade de fluxo e balanço de massa na superfície da geleira criosfera, obtenção de pontos de controle no terreno para melhorar a cartografia da região e instalação de uma estação meteorológica automática. Segundo o professor da FURG, Jorge Arigony, a estação meteorológica instalada na geleira Union permitirá a obtenção de dados ambientais que servirão principalmente para a compreensão da dinâmica de acumulação e retirada da neve da superfície da geleira Union. Isso, no contexto de um programa de investigação da dinâmica das massas de gelo da Antártica Ocidental a partir da utilização de dados de sensoriamento remoto e medições glaciológicas de campo.

A porção ocidental do manto de gelo antártico é considera a mais instável pela comunidade glaciológica internacional. Alterações na sua dinâmica poderão afetar o nível médio dos mares em uma escala de tempo de algumas décadas.

A instalação da estação meteorológica automática na geleira Union contou com o apoio da empresa rio-grandina Inove Energias Renováveis, do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais e da Força Aérea do Chile. Já a participação do LaCrio/FURG na expedição à Antártica contou com o apoio do Inach, do INCT da Criosfera e do Centro Polar e Climático da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS).

 

Subject: Arquivo