Grupo de pesquisa vai à Antártida

O Grupo de Oceanografia de Altas Latitudes (Goal) participará da próxima fase da 32ª Operação Antártica Brasileira (Operantar) entre os meses de fevereiro e março deste ano. Formado por pesquisadores, estudantes e pesquisadores colaboradores, o grupo desenvolve projetos científicos multidisciplinares na região Antártica há mais de uma década. Dos projetos vigentes, três estarão sendo desenvolvidos nesta Operantar: Polarcanion, coordenado pelo professor Mauricio Mata; Pro-oasis, coordenado pelo professor Carlos Garcia; e Baleias, coordenado pelo professor Eduardo Secchi.

As atividades dos projetos a bordo serão coordenadas este ano pelos professores Rodrigo Kerr e Luciano Dalla Rosa, e pelo bolsista pós-doc Carlos Rafael Mendes, todos do Instituto de Oceanografia da FURG. Este ano estão previstas amostragens e coletas biológicas e de água nas regiões do mar de Weddell, Estreito de Bransfield e Estreito de Gerlache, no entorno da Península Antártica.

Vinte e cinco pesquisadores participarão do cruzeiro oceanográfico a bordo do navio da Marinha do Brasil Almirante Maximiano. Incluem-se alunos de graduação do curso de Oceanologia e de Pós-Graduação dos cursos de Oceanografia Biológica e Oceanografia Física, Química e Geológica da FURG.

Além das atividades tradicionais de realização de estações oceanográficas e levantamento da distribuição e abundância relativa de cetáceos (animais marinhos da classe dos mamíferos), está prevista a retirada de dois fundeios oceanográficos lançados no ano anterior. O chamado fundeio neste caso significa que são deixadas boias com equipamentos que registram informações ambientais. Ocorrerão ainda a execução de experimentos biológicos e a marcação de cetáceos com radiotransmissores via satélite na região.

 

Subject: Arquivo