FURG realiza processo de consulta sobre as vagas dos cursos de graduação com as comunidades indígenas e quilombolas

Visando reforçar e garantir o acesso e a permanência de acadêmicos oriundos de comunidades tradicionais, através da política de ações afirmativas, a FURG realizou o processo de consulta sobre as vagas dos cursos de graduação com as comunidades indígenas e quilombolas.

Além de perceber as demandas reais, essa atividade aproxima e consolida a prática dialógica entre academia e comunidade. Nesse sentido, ocorreram dois encontros com a finalidade de apresentar os cursos e ouvi-los sobre quais atendem suas necessidades para os Processos Seletivos Específicos para Ingresso de Estudantes Indígenas e Quilombolas em 2014.

No dia 9 de dezembro, as equipes da Pró-Reitoria de Graduação- (Prograd) e Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis (Prae), bem como os acadêmicos indígenas e do Coletivo Macanudos de Estudantes Negros e Negras da FURG, realizaram na Sede da Fundação Nacional do Índio (Funai), em Passo Fundo, o encontro com as Lideranças Indígenas de diferentes regiões do Estado. A mesma equipe, realizou na última quarta-feira, 11, no Campus Carreiros da FURG a consulta com as lideranças Quilombolas da região.

A FURG realiza estas reuniões anualmente, reforçando seu compromisso com as políticas de ações afirmativas que asseguram além do ingresso, a permanência efetiva destes estudantes. Nas ocasiões, foram escolhidos treze cursos, dos quais dez serão deliberados pelo Conselho de Ensino, Pesquisa, Extensão e Administração (Coepea) no dia 20 de dezembro.

Na opinião da Coordenadora de Ações Afirmativas, Daniele Jardim, da Coordenadora de Processos Seletivos, Rosaura Antunes, do Pró-reitor de Assuntos Estudantis, prof. dr. Vilmar Pereira e da Pró-Reitora de Graduação, prof. dr. Denise Martinez, esses encontros foram muito profícuos e contribuirão de forma significativa na continuidade das ações.

 

Subject: Arquivo