Falecimento de servidora aposentada

Faleceu na tarde desta segunda-feira, 25, a professora e servidora aposentada da FURG Alair Brandão Almeida. O corpo está sendo velado na capela A do Cemitério Católico de Rio Grande e os atos fúnebres serão realizados às 11h.

Alair Brandão Almeida desempenhou diversas funções durante a vida profissional, entre as quais diretora da Faculdade Filosofia de Rio Grande (então pertencente à Universidade Católica de Pelotas). Também foi diretora do Instituto de Educação Juvenal Miller. Lutou e conquistou o reconhecimento da Faculdade de Filosofia pelo Conselho Federal de Educação trabalhando com, entre outros, o conselheiro Alceu Amoroso Lima, então já famoso escritor, pensador, crítico literário, professor e líder católico.

Após o reconhecimento da faculdade, Alair participou também dos primeiros passos da FURG, criada em 1969. Com recomendação do MEC de criar novos cursos de menor duração, a UCPel havia implantado na cidade o curso de Ciências Naturais, mas a professora não se conformava com o fato de não haver nele uma disciplina que se relacionasse ao mar. Foi aí que um grupo - liderado por Alair e o prof. Pery Riet Correa - pensou na criação de um curso de Oceanologia, de início dentro da Faculdade de Filosofia. A orientação para isto foi dada em Porto Alegre, pelo então reitor da PUCRS, Irmão José Otão. Quando a FURG foi criada, de imediato foi planejado e implantado o curso de Oceanologia, o primeiro no Brasil.

Na segunda Reitoria da FURG, foi criada a estrutura departamental e a professora Alair continuou atuando, no Departamento de Educação, lecionando Psicologia e Didática. Ainda na década de 1970, cursou Doutorado, obtendo nota 10 e despertando para a pesquisa e a extensão. A professora Alair, que é mãe do professor da Faculdade de Medicina da FURG Guilherme Brandão Almeida, trabalhou na Universidade até março de 1991.

 

Subject: Arquivo